Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47563
Tipo: Resumo
Título: Análise multitemporal dos campos de dunas com fins de determinação de mudanças no meio físico na localidade de Xavier, em Camocim e na localidade de Cumbe, em Aracati, no estado de Ceará.
Autor(es): Durán, Gloria Yamileth BolÍvar
Sanchez, Gabriela Quintana
Caetano, Adryane Gorayeb Nogueira
Palavras-chave: Mudança espaço-temporal;Sensor remoto;Duna
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: DURÁN, Gloria Yamileth BolÍvar; SANCHEZ, Gabriela Quintana; CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira. Análise multitemporal dos campos de dunas com fins de determinação de mudanças no meio físico na localidade de Xavier, em Camocim e na localidade de Cumbe, em Aracati, no estado de Ceará.. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Este trabalho tem por objetivo Identificar mudanças espaço-temporais dos campos de dunas na localidade de Xavier e no Cumbre entre os anos 2007 e 2008 que permita quantificar o grau de mudanças no meio físico. Neste trabalho foram utilizadas um conjunto de imagens do satélite ALOS, que possui o sensor PALSAR. Este é um sensor microondas ativo que opera na frequência da banda L, com resolução de 25m. Para extração de dados e análise foram utilizados técnicas de processamento digital de imagens. Para eliminação do efeito atmosférico na fase do sinal foi aplicada a técnica PSInSAR. Seguidamente foi aplicada a técnica de Detecção de Mudanças, que explora a informação contida na fase de radar de imagens adquiridas em diferentes épocas. Como cada imagem possui geometria de aquisição especifica, que não se repete exatamente entre passagens do satélite, a informação da diferença de fase obtida no sensor é a informação essencial na geração do interferograma, que pode mostrar em gradientes de cores o nível de variação de deslocamentos da superfície. Os campos de dunas são superfícies dinâmicas e com aplicação da técnica DINSAR foram observadas algumas mudanças nas áreas objeto de estudo, considerando que o espaço temporal nesta fase preliminar da pesquisa se localiza entre 2007 e 2008. A informação observada é de tipo qualitativa em principio, onde tem variações na área onde esta instalado o parque eólico, o campo de dunas posterior e algumas áreas com lagoas interdunais extensas. No caso da localidade de Cumbe se apresenta uma alta mudança numa área ao sudeste de lagoas interdunais, e na Localidade de Xavier resaltam as mudanças nas dunas barcanoides que predominam na área e nas dunas fixas. Este resultado preliminar mostrou que é possível utilizar a técnica para complementar informações de imagens de satélite ópticos, contribuir com uma serie temporal multisensor que mostre as mudanças do campo de dunas das localidades de Cumbe e Xavier.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47563
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gybduran.pdf50,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.