Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47589
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e interdisciplinaridade: Uma experiência pedagógica por meio das ilhas interdisciplinares de racionalidade
Título em inglês: Environmental education and interdisciplinarity: A pedagogical experience through interdisciplinary islands of rationality
Autor(es): Paiva, Enivaldo Sousa
Orientador: Lima, Daniel Cassiano
Palavras-chave: Arabê, Rio (CE);Educação ambiental - Ensino Médio;Conservação dos recursos naturais;São Benedito (CE)
Data do documento: Set-2019
Citação: PAIVA, Enivaldo Sousa. Educação ambiental e interdisciplinaridade: uma experiência pedagógica por meio das ilhas interdisciplinares de racionalidade. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é um tema recorrente nos discursos políticos, sociais, empresariais e pedagógicos. Com o passar do tempo se tornou uma problemática muito relevante para a sociedade haja vista os impactos negativos provenientes dos problemas ambientais. A escola nesse ínterim, por ser espaço de educação formal que abarca uma grande massa de pessoas, torna-se fundamental na disseminação de práticas sustentáveis e na construção de valores e competências que são fundamentais para diminuir os impactos no meio ambiente. Considerando essa importante função social da escola, faz-se necessário refletir acerca da operacionalidade da EA no seu projeto político pedagógico através do trabalho realizado pelos professores junto aos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar a abordagem interdisciplinar dos professores da área de Ciências da Natureza no ensino de Educação Ambiental na 3ª série do Ensino Médio utilizando como proposta metodológica as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) propostas por Gerard Fourez. As problemáticas do Rio Arabê, um importante curso d’água do município de São Benedito, onde os alunos residem, foram o ponto de partida para uma intervenção pedagógica por meio da IIR junto aos alunos e professores de Ciências da Natureza. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa através da pesquisa-ação. Como instrumentos de coletas de dados utilizou-se os questionários com perguntas abertas e fechadas para professores e alunos, diário de campo reflexivo, análise documental e a observação participante no intuito de conhecer as concepções prévias acerca da interdisciplinaridade e meio ambiente, registrar o percurso formativo dos alunos assim como avaliar a proposta metodológica de trabalho das IIR. A partir dos dados, pôde-se confirmar que o objetivo de alcançar uma prática interdisciplinar em EA foi cumprido. Observou-se que houve substancial ampliação dos conhecimentos dos alunos acerca dos problemas ambientais do rio e o desenvolvimento do olhar crítico sobre o meio ambiente em geral somado ao desenvolvimento de uma consciência ambiental mais madura. Para os professores colaboradores possibilitou perceber o elo entre disciplinas da área em que atuam e de outras afins ampliando o entendimento acerca da interdisciplinaridade nos seus aspectos metodológicos. Além disso, os conhecimentos adquiridos por meio da IIR culminaram na construção de um guia didático-metodológico de como trabalhar EA interdisciplinarmente.
Abstract: Environmental Education (EE) is a regular subject in political, social, business and pedagogical discourses. Their discourses became a very relevant question for society because negative impacts are originating from environmental problems. The school is a formal education local that involves many people and it became important for the dissemination of sustainable practices and the construction of values and skills that are fundamental to reduce the impacts on the environment. Considering this relevant social function of the school, it is necessary to reflect on the operability of EE in its political pedagogical project through the work made by the teachers with the students. For this, the research tries to analyze the interdisciplinary approach of the teachers to sciences area (biology, chemistry, and physics) in the teaching of Environmental Education in the 3rd grade of High School used as a methodological proposal the Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) by Gerard Fourez. The Arabê River is an important watercourse and its problems were the starting point for a pedagogical intervention through the IIR with students and teachers in São Benedito, where the students live. The research methodology is qualitative through action research. As data collection instruments were used questionnaires with objective and subjective questions for teachers and students, reflective field logbook, documentary analysis, and participant observation to know the previous conceptions about interdisciplinary and the environment, to list the formative course of the students and evaluating the IIR's methodological work proposal. From the data, it was confirmed that the purpose of achieving an interdisciplinary practice in EE was fulfilled. It was observed that there was a substantial increase in students' knowledge about the river's environmental problems and the development of criticalness to the environment in general. For the teachers, it was possible to perceive the link between the subject of the area in which they work and others, broadening the understanding of interdisciplinarity in its epistemological and methodological aspects. Also, the knowledge acquired through IIR culminated in the construction of a didactic-methodological guide on how to work EE interdisciplinarily.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47589
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_pe_espaiva.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_dis_espaiva.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.