Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47599
Title in Portuguese: Um estudo do ensino da integral imprópria com o uso da Sequência Fedathi ‐ uma proposta metodológica para as licenciaturas
Author: Nasserala, Alessandro Mendonça
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Keywords: Sequência Fedathi
Matemática - ensino
Matemática- Integral
Issue Date: 2014
Publisher: Ind. Gráfica Dala's
Citation: NASSERALA, Alessandro Mendonça; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Um estudo do ensino da integral imprópria com o uso da Sequência Fedathi ‐ uma proposta metodológica para as licenciaturas. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 825-832.
Abstract in Portuguese: A Construção lógico‐dedutiva das Integrais Impróprias podem apresentar dificuldades de generalização pelo licenciando, pois possuem bases de natureza complexa. Entretanto, a visualização proporciona elementos tácitos e intuitivos que colaboram na compreensão e verificação dos resultados. Esse estudo objetivou a discussão do ensino da Integral Imprópria com o uso da Sequência Fedathi baseando‐se na resolução de problemas. O procedimento metodológico consistiu na preparação de uma sequência didática, aplicação e análise dos resultados. A fundamentação teórica encontra‐se nos estudos de Guidorizzi (1998), Stewart (2011), relativos às noções de Socialización de Experiencias Didácticas 826 Integrais Impróprias. Os resultados apontaram uma melhor compreensão e disposição dos participantes em enunciar o conceito de Integral Imprópria e sua aplicação em resolução de problemas. O uso do software colabora na visualização de conceitos relativamente complexos. Concluísse que a metodologia baseada na resolução de problemas e visualização através de software é um modelo mais acessível a ser incorporado na atividade docente do licenciando para o conteúdo de Integrais Impróprias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47599
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_annassarela.pdf491,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.