Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler
Autor(es): Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Palavras-chave: Políticas públicas em educação;Processo de Ensino-Aprendizagem;Ensino Básico;Ensino de Matemática
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Pontes
Citação: PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 86-97.
Resumo: A aplicação de atividades pedagógicas com o uso de material manipulável como suporte às aulas de Matemática tem sido cada vez mais sugerida nos livros didáticos e utilizadas pelos professores. Esse recurso didático, que se apresenta como material concreto industrializado ou confeccionado pelo professor, dentre outras mídias digitais, tem sido alvo de estudo e de investimentos consideráveis do setor público, constituindo-se em políticas públicas voltadas para educação de crianças e jovens. Podemos apontar como exemplo deste fato a disponibilização livre de atividades no Portal do Professor do MEC, além de um vasto conjunto de aulas em diversos sites de iniciativas institucionais. Nesse sentido, não haveria problema no uso e aplicação dos recursos nas aulas de Matemática. Mas o que se observa é a priorização da mediação apenas dos recursos, em detrimento da mediação dos conteúdos, sem promover uma aprendizagem efetiva dos conceitos matemáticos.[...]Esse estudo objetivou a aplicação de uma metodologia baseada em oficinas pedagógicas na disciplina de Ensino de Matemática do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará-UFC para promover uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino elementar dos conceitos de geometria plana e espacial nas séries do Ensino Fundamental I.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621
ISBN: 978-85-7113-967-1
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_acmpinheiro.pdf8,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.