Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47698
Tipo: Resumo
Título: A junta da real fazenda e o erário régio no primeiro quartel do século XIX
Autor(es): Sousa Júnior, João Eudes Alexandre de
Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: História do Ceará.;Juntas da real fazenda;Cultura econômica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA JUNIOR, João Eudes Alexandre de; OLIVEIRA, Almir Leal de. A junta da real fazenda e o erário régio no primeiro quartel do século XIX. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Esta pesquisa busca analisar as vicissitudes da cultura econômica através do estudo das relações entre a normatização fazendária imposta, sobretudo, pelo Erário Régio e a práticas reais da administração local, manifesta na Junta da Real Fazenda da Capitania do Siará, e dos “contribuintes”, ou seja, dos sujeitos que atuam nesse processo. Busca-se evidenciar a conjuntura que envolve emancipação do Ceará da tutela de Pernambuco e as modificações de ordem administrativa relacionadas ao processo. Esta pesquisa parte da análise dos documentos referentes a esfera administrativo-tributária local e sua relação com o corpo normativo mais geral na ordem lusitana, para tanto, compõe o corpo documental os contratos de arrematação e listas o ofício que regulamenta a tributação local disponível no APEC, alguns ordens régia do Arquivo Histórico Ultramarino, a cartografia disponibilizada pela Biblioteca Nacional de Portugal e mais a base de dados do projeto “Poder e administração: a corte de d. João VI no Brasil (1808-1822)” do Arquivo Nacional. Há, aqui, a concepção de uma dualista da cultura, pautada nos estudos de Thompson (1981) e Williams (1969), bem como o viés historiográfico apresentado por Maria Odila nos estudo sobre quotidiano e poder, buscando desvelar a conjuntura atinge uma zona tido como “periférica” na dinâmica do social. Todavia, partindo-se aqui da asserção de que o espaço é um lugar praticado, como aponta Certeau (2003). Além ampliar a discussão da formação de lugares e espaços com as reflexões de Hakim Bey (2004) que traz um aporte de pensamento vinculando à zonas de resistências por grupos que visam autonomia perante um poder que lhes impõem regimes de conduta. Referências BEY, Hakim. TAZ: zona autônoma temporária. Tradução: Renato Rezende. 2. ed. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Efharaim Ferreira Alves. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, v. 1, 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47698
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jeasjunior.pdf51,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.