Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
Title in Portuguese: Os pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática
Author: Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Menezes, Daniel Brandão
Matos, Fernanda Cíntia Costa
Keywords: Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
Matemática - Conceitos
Issue Date: 2015
Publisher: CIAEM
Citation: SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves; MENEZES, Daniel Brandão; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pentaminós à luz da metodologia Sequência Fedathi: uma proposta didática para o ensino da Matemática. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14., 3-7 maio. 2015, Medelin (MX). Anais... Medelin(MX): CIAEM. 2015.
Abstract in Portuguese: O presente artigo tem como objetivo contribuir para um ensino da matemática mais motivador e dinâmico, desafiando os alunos a buscarem o conhecimento matemático e ao mesmo tempo relacioná-lo com o seu cotidiano. Apresentamos uma sequência didática, utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi que promove uma mudança de postura do professor, obtendo como resultado um aluno mais reflexivo, investigativo, crítico e participativo durante o processo de construção do conhecimento. Os pentaminós foram utilizados como ferramenta didática durante os processos de ensino e de aprendizagem. Essa proposta didática foi trabalhada com uma turma constituída por vinte e um alunos do Ensino Fundamental, cursando o nono ano de escolaridade de uma instituição privada. Concluímos que a Sequência Fedathi fomentou o raciocínio matemático, possibilitando aos alunos a construção significativa de conceitos, tais como: área, superfície, perímetro e semelhança de figuras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47762
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 978-9945-415-97-1
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_aprasantos.pdf464,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.