Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47817
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Corpo e prisão: educação para liberdade ou mais um território de olho do poder, na Universidade Federal do Ceará?
Autor(es): Vasconcelos, José Gerardo
Palavras-chave: Pesquisa educacional;Psicologia do sistema prisional;Prisão;Poder de polícia;Violência policial
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: VASCONCELOS, José Gerardo. Corpo e prisão: educação para "liberdade" ou mais um território de olho do poder, na Universidade Federal do Ceará?. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 17-26.
Resumo: As marcas escuras das grades revelam lugares sombrios prontos a emergir nas frinchas que acalentam as vidas no submundo das celas e, ao mesmo tempo, persistem com a intensidade que lhe é devida em busca do mundo de fora. É que a liberdade passa a ser o elemento mais esperado ou, conforme relata Dostoiévski, em seu livro Memória da Casa dos Mortos "A maior virtude, ali, era o dom de não sentir admiração fosse pelo que fosse. Viviam todos preocupados com a maneira de se conduzirem no exterior." (DOSTOIÉVSKI, 1995, p. 316).[...] Todavia, a interdição da liberdade pode ser recomposta nas marcas corporais. Elas revelam as atrocidades de um campo minado por códigos normalizadores que resvalam na saga do "condenado" e o fazem optar constantemente entre a vida exterior - da liberdade - fundada no risco e o caminho institucional da vida, denominado pelos presos de "porta da frente". É que a lei da cela é de outra ordem. Liberdade pode não conter o mesmo percurso do mundo de fora. O estonteante poder de mando é induzido nos campos silenciosos de vontades nem sempre reveladoras de força. Atos que marcam um mundo sagrado de supostas axiologias clandestinas.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47817
ISBN: 85-7282-194-5
Aparece nas coleções:DFE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_capliv_jgvasconcelos.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.