Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48112
Tipo: Resumo
Título: Zona de preservação ambiental em Fortaleza: legislação: realidade
Autor(es): Moreira, Walter da Silva
Rodrigues, Beatriz Franco
Alencar, Cely Martins Santos de
Nascimento, Allan Maia do
Stefanutti, Ronaldo
Palavras-chave: Preservação;Legislação ambiental;Fortaleza
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOREIRA, Walter da Silva; et al. Zona de preservação ambiental em Fortaleza: legislação: realidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: Muito tem se discutido sobre o meio ambiente no mundo. Nas últimas décadas, vários acordos internacionais foram firmados na tentativa de buscar alternativas e novos caminhos para o desenvolvimento sustentável. Porém, a proteção da natureza deve ser preocupação de todos, sendo uma obrigação não apenas das nações, mas também deve ser o foco de governos estaduais e municipais. Visto o atual cenário de preocupação com a preservação e conservação do meio ambiente, o trabalho proposto objetiva analisar a Zona de Preservação Ambiental - ZPA do município de Fortaleza e confrontar as informações disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, no que se refere às Áreas de Preservação Permanente - APP no entorno de corpos hídricos, tendo por base legal o Novo Código Florestal (Lei no 12.651/12), que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. O trabalho iniciou-se a partir do arquivo de extensão .kml referente à ZPA estabelecidas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O arquivo contemplava áreas adjacentes aos corpos hídricos e também englobava áreas verdes, porém a analise se restringe ao entorno de corpos hídricos. Com o auxílio do Google Earth Pro, traçaram-se linhas centrais ao longo do curso dos rios e criaram-se polígonos sobre a superfície das lagoas. Observando-se o disposto na lei, a partir das linhas centrais e dos polígonos, foram feitas copias paralelas baseadas na distância mínima que deve ter de preservação, de acordo com a largura do corpo hídrico, conseguindo assim uma soma de área total, e com esses resultados, foi possível comparar com o arquivo obtido no site da prefeitura. Constatou-se que as áreas de ZPA no entorno de corpos hídricos é, aproximadamente, 104% maior do que a área calculada baseada na legislação vigente. Contudo, apesar desse resultado positivo, muitas dessas áreas possuem ocupação antrópica indevida, vias públicas, áreas de recepção de efluentes, áreas degradas e depósitos de resíduos sólidos, e representam riscos ao meio ambiente
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48112
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_wsmoreira - ok.pdf51,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.