Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48137
Tipo: Resumo
Título: Acervo da fundação cultural de Fortaleza
Autor(es): Almeida, Ana Mylena Costa de
Ferreira, Cleciano Freitas
Freitas, Paulo Henrique Benicio de
Oliveira, Cláudia Freitas de
Palavras-chave: Cláudio Pereira;Fundação cultura de Fortaleza;Acervo
Data do documento: 2016
Citação: ALMEIDA, Ana Mylena Costa de; FERREIRA, Cleciano Freitas; FREITAS, Paulo Henrique Benicio de; OLIVEIRA, Cláudia Freitas de. Acervo da fundação cultural de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as ações de Cláudio Roberto de Abreu Pereira enquanto presidente da extinta Fundação Cultural de Fortaleza e diretor de Marketing do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Durante o período em que passou à frente da Fundação Cultural (de 1986 à 1998), atuou de forma intensa no incentivo e promoção da cultura em Fortaleza, o que resultou em um grande material memorialístico disponível no Nudoc – Núcleo de Documentação Cultural vinculado ao Departamento de História (UFC). O acervo é composto de 43 livros encadernados, do tipo brochura, a maioria com pinos metálicos e numerados de 1 a 43 contendo recortes de Jornais (clippings) sobre sua atuação. Cada livro corresponde a uma temporalidade, sendo o livro 01 principiando em 24/01/1986 (ano em que ele assumiu a presidência da Fundação Cultural de Fortaleza) e finalizando o livro 43 em 30/10/1998. Vale ressaltar que não possuímos todo o acervo. Os livros foram doados pela esposa de Cláudio Pereira, Senhora Martine Kunz, professora do curso de Letras francês da Universidade Federal do Ceará (UFC) ao Núcleo de Documentação Cultural (NUDOC). A professora Martine, ao organizar os periódicos, tinham como objetivo salvaguardar as memórias de Cláudio Pereira como agitador cultural e os demais eventos culturais de Fortaleza do período. Desse modo, o presente trabalho pretende, além de divulgar o acervo de periódicos sobre a Fundação cultural, permite uma análise sobre a cultura no período que corresponde a gestão de Cláudio Pereira.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48137
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_amcalmeida.pdf49,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.