Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48170
Tipo: Resumo
Título: Projeto leituras clássicas: estudos sistemáticos com a tradição filosófica
Autor(es): Esteves, Renan Soares
Silva, Fábio Marques da
Silva, Ícaro Gomes
Montenegro, Maria Aparecida de Paiva
Palavras-chave: revitalização;laboratórios;ensino
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ESTEVES, Renan Soares; et al. Projeto leituras clássicas: estudos sistemáticos com a tradição filosófica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: De maneira abrangente, alunos sentem dificuldades em disciplinas que estimulem o sistema simbólico, na qual é necessária uma formulação de hipóteses que independem dos fatos apresentados, como a química que em alguns casos requer dos alunos que formulem em suas mentes maneiras de interpretar fenômenos cujas especificidades não podem ser observadas sem uma experimentação. Aulas experimentais são capazes de demonstrar os fenômenos que, por vezes são difíceis de serem aprendidos apenas com uma explicação em lousa. A experimentação, então, é uma ferramenta mais que útil na aprendizagem. Assim, o projeto surge diante do anseio do grupo PET Química UFC de estimular o aprendizado da química no ensino médio das escolas de Fortaleza com o desenvolvimento de aulas práticas com materiais de fácil acesso que demonstrem o quão aplicável e próxima ao cotidiano dos estudantes está essa área da ciência. O trabalho foi realizado com o texto base o manual de praticas desenvolvido pelo Grupo PET Química e encontra-se na fase de negociação será marcada uma reunião com a diretoria e os professores de química dessas escolas para definir um calendário de oficinas com esses profissionais, uma vez que a revitalização do laboratório será feita pelos bolsistas do PET que organizaram o projeto, mas a continuidade das aulas práticas será de responsabilidade do professor de química atuante na escola. Tendo em vista os percalços da greve das escolas públicas do Estado do Ceará, as negociações foram adiadas ocasionando atrasos nos resultados do projeto. Espera-se que os alunos confrontem o conceito de ciência sob uma nova perspectiva que envolva as situações cotidianas, aprendidas no laboratório, ligando-as ao aprendizado em sala de aula.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48170
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rmmartins.pdf49,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.