Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48315
Tipo: TCC
Título: Utilização de tiras como estratégia de aprendizagem cooperativa no ensino de Ciências e Física
Autor(es): Silva, Geovani Victor Pereira da
Orientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave: Tiras;Ensino-Aprendizagem;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, G. V. P. Utilização de tiras como estratégia de aprendizagem cooperativa no ensino de Ciências e Física. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: As tiras enfrentaram um caminho árduo para que houvesse a sua inclusão dentro da educação brasileira, conquistando o seu espaço de forma gradativa. Devido suas características potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, elas se mostram um recurso estratégico a ser utilizado pelos professores. Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma nova proposta metodológica para melhorar o processo de ensinoaprendizagem nos conteúdos relativos a Ciências e Física, destinados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública pertencentes a cidade de Fortaleza, no Ceará. A proposta consiste em utilizar as tiras em conjunto com a aprendizagem cooperativa, a fim de criar um ambiente mais interativo onde o aluno se sinta convidado a participar do processo de construção do seu conhecimento. A metodologia desta obra consiste em apresentar às turmas selecionadas, o fundamento da aprendizagem cooperativa, para em seguida haver um momento para a confecção das tiras com temas relacionados aos conteúdos vistos por cada turma. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, pois de fato as turmas conseguiram reproduzir nas tiras os conteúdos abordados de cada disciplina. Houve relatos positivos das turmas com relação à aprendizagem cooperativa, onde alguns alunos disseram que com essa metodologia puderam ajudar os demais colegas na execução da atividade. Com esse fato, pode-se comprovar que com a aplicação da aprendizagem cooperativa, é possível desenvolver as habilidades sociais, onde as interações entre os estudantes e o professor são maximizadas.
Abstract: The comic strips faced an arduous path for their inclusion within Brazilian education, gradually conquering their space. Due to their potentiating characteristics in the students' teaching-learning process, they prove to be a strategic resource to be used by teachers. This work aims to develop a new methodological proposal to improve the teaching-learning process in the contents related to Science and Physics, aimed at students in 9th grade and 1st year of high school in two public schools in Fortaleza city, in Ceará. The proposal is to use the comic strips in conjunction with cooperative learning in order to create a more interactive environment where students feel invited to participate in the process of building their knowledge. The methodology of this work consists in presenting to the selected classes, the basis of cooperative learning, and then there is a moment to make the comic strips with themes related to the contents seen by each class. The results obtained were very satisfactory, because in fact the groups were able to reproduce in the comic strips the approached contents of each discipline. There were positive reports from the groups regarding cooperative learning, where some students said that with this methodology they could help other colleagues in the execution of the activity. With this fact, it can be proved that with the application of cooperative learning, it is possible to develop social skills, where interactions between students and teacher are maximized.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48315
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_gvpsilva.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.