Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48433
Title in Portuguese: Análise da utilização da metodologia ativa pogil em química orgânica
Title: Analysis of the use of the active methodology pogil in organic chemistry
Author: Oliveira, Francisca da Conceição Gadelha Rocha de
Advisor(s): Ribeiro, Maria Elenir Nobre Pinho
Keywords: POGIL.
Nomenclatura
Química Orgânica
Metodologia Ativa
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Francisca da Conceição Gadelha Rocha de. Análise da utilização da metodologia ativa pogil em química orgânica. 2019. 41 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: A nomenclatura de compostos orgânicos é um grande desafio para alguns alunos. Uma vez que há muitas regras, acaba se configurando como uma das principiais dificuldades dos alunos. Neste trabalho buscou-se mostrar aos alunos um novo método para estudar a nomenclatura dos compostos orgânicos, por meio da metodologia ativa POGIL (Process Oriented Guided Inquiry Learning), Processo de Aprendizagem Guiado por Questões. Essa ferramenta que busca diminuir ou até mesmo sanar esta dificuldade de aprender as nomenclaturas em Química Orgânica. Nesta pesquisa desenvolveu-se um estudo em grupo, para instigar o aluno a obter suas respostas, para os exercícios em sala e as questões da vida cotidiana. O estudo foi realizado em uma sala de aula de 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual situada na Região Metropolitana de Fortaleza/Ce. Dividida em três etapas a atividade foi realizada em duas aulas com duração de 45 minutos cada uma, com a participação de 18 alunos. Inicialmente foi apresentado a metodologia ativa POGIL através de um texto redigido e após esta leitura foram entregues os modelos de exercícios elaborados durante a pesquisa com a aplicação de exercícios de fixação, ao final do estudo, avaliou-se o grau de satisfação do método empregado com um questionário na escala LIKERT. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram o interesse dos alunos na metodologia e no estudo do assunto, uma maior interação com os colegas de grupo e com o professor e com a pesquisadora, desenvolvendo assim uma maior facilidade de construção de seus conhecimentos. O estudo nos mostrou o quanto uma nova metodologia pode ser bem aceita pelos alunos. Nas questões em que foram perguntados sobre a metodologia a aceitação foi 100%. A proposta de uma mudança no método de ensinar, aguçou nos alunos a vontade de estudar e experimentar o método em outras áreas de ensino.
Abstract: The nomenclature of organic compounds is a great challenge for some students. Since there are many rules, it ends up being one of the main difficulties of the students. In this work we tried to show to the students a new method to study the nomenclature of the organic compounds, through the active methodology POGIL (Process Oriented Guided In-quiry Learning), Process of Learning Guided by Questions. This tool that seeks to diminish or even cure this difficulty of learning the nomenclatures in Or- ganic Chemistry. In this research was developed a group study, to instigate the student to obtain their answers, for the exercises in the room and the questions of daily life. The study was carried out in a 3rd year high school classroom of a State School located in the Metropolitan Region of Fortaleza / Ce. Divided into three stages the activity was carried out in two classes with a duration of 45 minutes each, with the participation of 18 students. Initially the active POGIL methodology was presented through a written text and after this reading the exercise models elaborated during the research with the application of fixation exercises were delivered, at the end of the study, the degree of satisfaction of the method used with a questionnaire on the LIKERT scale. The results obtained in the research showed the students' interest in the methodology and the study of the subject, a greater interaction with the group colleagues and with the teacher and the researcher, thus developing a greater ease of construction of their knowledge. The study showed us how much a new methodology can be well accepted by students. In the questions that were asked about the methodology, acceptance was 100%. The proposal for a change in the method of teaching, sharpened us the desire to study and try the method in other areas of teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48433
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_fcgroliveira.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.