Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGiffoni, Francinete Alves de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-12-13T10:45:18Z-
dc.date.available2019-12-13T10:45:18Z-
dc.date.issued1996-
dc.identifier.citationGIFFONI, Francinete Alves de Oliveira A relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociais. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Estudos de educação contemporânea. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 1996, p. 11-29.pt_BR
dc.identifier.isbn0103-8346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48508-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherImprensa Universitária - UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA relação professor-aluno: das intersubjetividades às influências psicossociaispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs egípcios estão entre os primeiros povos a despertar para a importância da arte de ensinar. Desde as primeiras casas de instrução para ensino da leitura, escrita, história dos cultos, astronomia, música e medicina, criadas por eles, até nossas escolas e universidades mais sofisticadas, não faltam mentes ocupadas com a avaliação das formas de ensinar e com a expectativa quanto aos resultados da aprendizagem. A educação envolve um antagonismo entre conservar o existente e criar um novo saber. Nesse fluir-refluir há possibilidade de evolução humana, um processo que ocorre dinâmica e inexoravelmente entre adultos e crianças, velhos e jovens, através dos tempos e, assim, o conhecimento se perpetua. Queremos enfocar aqui uma díade, cuja relação é fundamentalmente importante para que se dê a transmissão deste conhecimento: o professor e o aluno, fatores intrapsíquicos envolvidos na relação e o conjunto de forças a que estão submetidos. (...)pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1996_capliv_faogiffoni.pdf11,18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.