Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48557
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Protagonismo juvenil e cultura de paz: a experiência do programa clube do jornal
Autor(es): Carneiro, Maria Joyce Maia Costa
Nascimento, Dário Gomes do
Bastos, Antônia Adaline Sousa
Palavras-chave: Protagonismo Juvenil;Plano Nacional de Educação - PNE;Educação para a Paz
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARNEIRO, Maria Joyce Maia Costa; NASCIMENTO, Dário Gomes do; BASTOS, Antônia Adaline Sousa. Protagonismo juvenil e cultura de paz: a experiência do programa clube do jornal. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 77-89.
Resumo: O sistema de educação pública, no contexto brasileiro, passa por mudanças estruturais paulatinas, fruto de movimentais sociais que pressionam o poder público pela valorização docente (BRITO, 2013) e um maior investimento na educação, através do movimento Plano Nacional de Educação - PNE pra Valer, por exemplo (CARA,2013). Diante disso questionamo-nos: em se tratando de protagonismo juvenil, qual é o papel do jovem nesse processo de mudanças? Vimos, recentemente, entre os meses de junho e julho de 2013, a eclosão de manifestações por todo o Brasil, inicialmente contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro e São Paulo. Em seguida muitas outras reivindicações se somaram a esse movimento, com lutas a favor de melhorias urgentes dos mais diversos serviços públicos, sendo um destes a educação, o que influenciou a aprovação de uma lei, na Câmara dos Deputados, no dia 14 de agosto de 2013, que direciona a maior parte dos recursos oriundos do Pré-Sal para a realização de investimentos na educação (PNE PRA VALER, 2013).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48557
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mjmccarneirodgnascimento.pdf7,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.