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dc.contributor.advisorCardoso, Kátia Virginia Viana-
dc.contributor.authorLima, Sarah Amaral-
dc.contributor.authorCardoso, Kátia Virginia Viana-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:38:25Z-
dc.date.available2019-12-17T16:38:25Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationLIMA, S. A. ; CARDOSO, K. V. V. Efeitos de um protocolo de intervenção psicomotora em crianças pré-escolares com suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 2019. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48695-
dc.description.abstractIntroduction: child development is a dynamic and multifaceted process initiated in intrauterine life, in which physical growth, neurological maturation and the acquisition of motor, cognitive and behavioral skills are influenced by intrinsic and extrinsic factors to the individual. Objective: To investigate the effects of applying a psychomotor activity protocol based on outcomes assessed by the DENVER II Neuropsychomotor Developmental Screening Test in preschool children suspected of having neuropsychomotor developmental delays. Methodology: study observational, longitudinal, retrospective and analytical of school records and screening for neuropsychomotor development of children enrolled in a public daycare center of Fortaleza attended by the Promotion and Monitoring of Child Development Program of the Federal University of Ceará. Results: the neuropsychomotor development screening test in the intervention group (n = 8), in the pre- and post-intervention period, showed improvement without reaching statistical significance (p = 0.63). Thus, no effects were found between the application of the psychomotor activity protocol, based on the Denver II test outcomes, and the promotion of psychomotor development within 10 weeks. Conclusion: extrinsic factors, especially socioeconomic factors, influence the neuropsychomotor development. Thus, further studies using the psychomotor activity protocol should be performed, adjusting the total intervention time and the frequency of weekly meetings, in order to prevent delays. and promote healthy development among children aged 3 and 4 years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectPré-Escolarpt_BR
dc.titleEfeitos de um protocolo de intervenção psicomotora em crianças pré-escolares com suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e multifacetado iniciado na vida intrauterina, no qual o crescimento físico, a maturação neurológica e a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e comportamentais são influenciadas pelos fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Objetivo: investigar os efeitos da aplicação de um protocolo de atividades psicomotoras, baseado nos desfechos avaliados pelo Teste de Triagem do Desenvolvimento Neuropsicomotor DENVER II, em crianças pré-escolares suspeitas de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Metodologia: estudo observacional, longitudinal, retrospectivo e analítico dos prontuários escolares e de triagem do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças matriculadas em uma creche pública do município de Fortaleza atendidas pelo Programa Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal do Ceará. Resultados: o teste de triagem do desenvolvimento neuropsicomotor no grupo intervenção (n=8), no período pré e pós-intervenção, apontam melhora sem atingir significância estatística (p = 0,63). Deste modo, não foram encontrados efeitos entre a aplicação do protocolo de atividades psicomotoras, baseado nos desfechos do teste Denver II, e a promoção do desenvolvimento psicomotor no período de 10 semanas. Conclusão: os fatores extrínsecos, principalmente os socioeconômicos, exercem influenciam sobre o desenvolvimento neuropsicomotor, assim, novos estudos utilizando o protocolo de atividades psicomotoras devem ser realizados, ajustando o tempo total de intervenção e a frequência de encontros semanais, com o objetivo de prevenir atrasos e oportunizar um desenvolvimento saudável entre crianças de 3 e 4 anos de idade.pt_BR
dc.title.enEffects of a psychomotor intervention protocol on pre-school children with suspected delay in neuropsicomotor developmentpt_BR
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