Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48811
Tipo: Resumo
Título: As escolas de educação profissional do Estado do Ceará e a reprodução do capital.
Autor(es): Monteiro, Maria Clea Ferreira
Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave: Educação profissional;Crise estrutural do capital;Estágio curricular
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MONTEIRO, Maria Clea Ferreira; RABELO, Josefa Jackline. As escolas de educação profissional do Estado do Ceará e a reprodução do capital. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a formação do trabalhador pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) do Ceará, como processo alinhado ao desenvolvimento e reprodução ampliada do capital. De forma mais específica, o objeto de investigação procura compreender em que medida o estágio curricular no seio das escolas de educação profissional - que se propala como espaço de vivência profissional inicial mais abrangente numa perspectiva de ambientação prática à profissão - esvazia a formação do trabalhador, se centrando em aspetos meramente instrumentais. Nesse sentido, contextualizaremos essa modalidade de educação e os pressupostos que orientam o estágio dela decorrentes à luz da tese de Mészáros (2002) da crise estrutural do capital e considerando, especialmente, a centralidade do trabalho na autoconstrução do homem, à medida que se torna fundamento ontológico do ser social, movimento empreendido por Karl Marx e resgatado pelo filósofo húngaro György Lukács (1978). Optamos, nessa perspectiva, por utilizar como referencial teórico-metodológico a ontologia marxiana, a fim de desvelar aquilo que o objeto é em sua essência, buscando a origem, o desenvolvimento e a função social do mesmo, sem perder o horizonte da totalidade. Sob esse prisma, revela-se o trabalho como a matriz ontológica de todos os outros complexos sociais, na medida em que a partir do processo de complexificação por ele engendrado surge a necessidade de outras práxis sociais que não se restringem mais ao intercâmbio homem-natureza. Para o alcance dos objetivos da pesquisa utilizaremos a pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48811
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mcfmonteiro.pdf49,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.