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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Erilan Costa-
dc.contributor.authorPlantin, Rosemeire Selma Monteiro-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:37:37Z-
dc.date.available2019-12-18T14:37:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Erilan Costa; PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. O ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48815-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPortuguês língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSistema ortográficopt_BR
dc.titleO ensino de regras ortográficas em livros didáticos de português língua estrangeirapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA facilidade de comunicação através de e-mails e mensagens de texto, por exemplo, tornou a modalidade escrita da língua um dos principais meios de comunicação da atualidade. Apesar da aparente facilidade de comunicação, a modalidade escrita exige do usuário domínio das regras sintáticas, semânticas e ortográficas da língua. Segundo Martins (2008), a ortografia é uma convenção social cuja finalidade é ajudar na comunicação escrita do falante. O mesmo autor afirma que há diferentes critérios entre os sons e as letras que usamos, ou seja, a ortografia do português possui dificuldades regulares e irregulares. Cientes das dificuldades impostas pela ortografia, objetivamos neste trabalho analisar como as regras ortográficas são propostas em um livro didático (LD) de Português Língua Estrangeira (PLE). Por ser um suporte no processo de ensino/aprendizagem da língua, entendemos que o LD é importante para o aprendizado das regras ortográficas. O LD analisado é o Novo Avenida Brasil 1, no qual constatamos que não há uma parte dedicada à compreensão e à aplicação das regras ortográficas da língua. O livro apresenta atividades de escrita, através da elaboração de pequenos textos e de questões curtas que limitam a produção escrita dos alunos, a partir das quais o professor poderá ou não fazer correções ortográficas. Um ponto positivo é o uso de palavras-cruzadas que, para Chaves (2014), estimula a memória, melhora a ortografia e amplia o vocabulário do aluno. Concluímos que este livro não trabalha claramente as regras ortográficas, o que encontramos mais próximo do que seria a explicação dessas regras está na parte de fonética. A partir desta análise concluímos que ainda não é dada grande importância para o ensino da ortografia, apesar de esta contribuir para o desenvolvimento da competência escrita. Com a análise dos dados e a discussão dos resultados, pretendemos oferecer suporte para o desenvolvimento de propostas para o ensino da ortografia em livros didáticos de PLE.pt_BR
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