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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Márcia Kelma de Alencar-
dc.contributor.authorXimenes, Verônica Morais-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:44:06Z-
dc.date.available2019-12-18T14:44:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationABREU, Márcia Kelma de Alencar; XIMENES, Verônica Morais. Análises sobre permanência de estudantes pobres em universidades públicas do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48823-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.titleAnálises sobre permanência de estudantes pobres em universidades públicas do Cearápt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs processos excludentes demonstram as causas do acesso desigual dos estudantes pobres ao sistema educacional, principalmente no que se refere à educação superior. Os estudantes pobres que ingressam no ensino superior público federal e estadual do Ceará são advindos, majoritariamente, das regiões periféricas de Fortaleza e interioranas, a maioria egresso de escolas públicas, dentre elas, as profissionalizantes. Necessitamos refletir sobre as condições de permanência desses grupos nas universidades públicas, vislumbrando perspectivas de enfrentamento das implicações psicossociais da pobreza para uma formação de qualidade.Para tanto, a pergunta de partida desse projeto de pesquisa é: Como as implicações psicossociais da pobreza impactam nos estudantes dos cursos de alta demanda das universidades públicas do Ceará? O objetivo geral é analisar como as implicações psicossociais da pobreza impactam nos estudantes dos cursos de alta demanda. Já os específicos são: identificar o perfil socioeconômico dos estudantes e a participação nas políticas de assistência; descrever as políticas de assistência ao estudante; identificar os sentidos e significados atribuídos pelos discentes às implicações psicossociais da pobreza na formação dos cursos de alta demanda; problematizar sobre as implicações psicossociais da pobreza nos cursos de alta demanda. A pesquisa a ser realizada terá abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto à obtenção de informações, será realizada nas modalidades bibliográfica, documental e de campo, a fim de dialogar com diversas fontes de informações. Os sujeitos da investigação serão os estudantes pobres dos cursos de alta demanda da UFC e da URCA. Estes irão ser identificados previamente através de uma caracterização da vulnerabilidade socioeconômica, segundo perspectiva da visão multidimensional da pobreza. As técnicas para a obtenção de informações: questionário on line, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. O projeto ainda está em fase exploratória.pt_BR
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