Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorMeneses, Hamifrancy Brito-
dc.date.accessioned2013-05-28T14:55:02Z-
dc.date.available2013-05-28T14:55:02Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMENESES, H. B. Interface lógica em ambiente SIG para bases de dados de sistemas centralizados de controle do tráfego urbano em tempo real. 2003. 183 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4889-
dc.description.abstractThe effective management of urban traffic is based on a continuous and systemic knowledge of travel behavior in the urban network. This demands a periodic effort of data collection, treatment and analysis, requiring time, financial resources and skilled staff. An efficient alternative for urban traffic management consists of implementing Urban Traffic Control (UTC) systems, which collect, model and store data relating to traffic conditions. However, these systems do not offer effective mechanisms for consulting the databases, as they are designed with an emphasis on operational traffic control. This work presents a logical interface between the dynamic database of the UTC system of the city of Fortaleza, Brazil (CTAFOR), and the Geographic Information System (GIS) platform called TransCAD. This interface combines an open modular architecture and a spatial-temporal version model to import dynamic traffic data into the static GIS platform. This interface also provides a flexible and efficient access to data collected in real time by CTAFOR, and aggregates to them a spatial character within TransCADsoftware. Therefore, this application can help to make multiple spatial analyses about the traffic behavior in the area controlled by CTAFOR. These analyses may enable the identification of non-trivial tendencies and patterns in urban traffic. This work hopes to aid specialists to use UTC systems data to assist them in the urban traffic management process, increasing the quality of the population’s daily journeys.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectControle de tráfegopt_BR
dc.titleInterface lógica em ambiente SIG para bases de dados de sistemas centralizados de controle do tráfego urbano em tempo realpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma boa gestão do tráfego urbano baseia-se num conhecimento contínuo e sistêmico do comportamento dos deslocamentos realizados na malha viária. Isto demanda um esforço periódico de coleta, tratamento e análise de dados, exigindo tempo, recursos financeiros e mão-de-obra especializada. Uma alternativa eficiente para a operação do tráfego urbano consiste em implantar sistemas de Controle de Tráfego em Área (CTA), que coletam, modelam e armazenam dados relativos às condições operacionais do tráfego. Contudo, estes sistemas normalmente não disponibilizam mecanismos eficazes de consulta a sua base de dados, tendo em vista que sua ênfase concentra-se na programação de estratégias de controle semafórico. Este trabalho apresenta uma interface lógica entre a base de dados do sistema CTA da cidade de Fortaleza, Brasil (CTAFOR) e a plataforma de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) TransCAD. Esta interface combina uma arquitetura modular aberta e um modelo espaço-temporal de versões para importar dados dinâmicos do tráfego para o ambiente estático de sistemas SIG. A referida interface permite o acesso flexível e eficiente a dados coletados em tempo real pelo sistema CTAFOR, bem como agrega caráter espacial a estes dados no software TransCAD. Assim, esta aplicação pode auxiliar na realização de múltiplas análises espaciais sobre o comportamento do tráfego na área controlada pelo CTAFOR. Estas análises podem permitir a identificação de tendências e padrões não triviais no tráfego urbano. Com este trabalho, espera-se que os especialistas possam usar dados coletados por sistemas CTA para auxiliá-los na gestão do tráfego urbano, agregando maior qualidade aos deslocamentos diários da população.pt_BR
dc.title.enLogical interface in GIS environment for databases of urban traffic control centralized systems in real timept_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_dis_hbmeneses.pdf6,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.