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Tipo: Dissertação
Título: Estimação sintética de matrizes origem/destino a partir de contagens volumétricas em áreas com controle do tráfego em tempo real com o auxílio do queensod
Título em inglês: Synthetic estimation of origin/destination matrices based on traffic counts in areas with real-time traffic control using queensod
Autor(es): Souza, Dante Diego de Moraes Rosado e
Orientador: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Transportes;Estimação de Matrizes OD;Controle de tráfego
Data do documento: 2007
Citação: SOUZA, Dante Diego de Moraes Rosado e. Estimação sintética de matrizes origem/destino a partir de contagens volumétricas em áreas com controle do tráfego em tempo real com o auxílio do queensod. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: Desde 2000, Fortaleza dispõe de um moderno sistema de controle de tráfego em área (CTAFOR) que, apesar de eficaz no controle operacional do tráfego urbano, não soluciona definitivamente os problemas de congestionamento da rede. Uma forma de melhorar o desempenho desse sistema seria obter informações precisas sobre o comportamento de deslocamento do tráfego em sua área de controle, permitindo intervenções em tempo real e caracterizando o CTAFOR como um verdadeiro Sistema Inteligente de Transporte (ITS). Diante deste contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi estimar demandas de deslocamento do transporte individual motorizado na região controlada em tempo real pelo CTAFOR, utilizando o modelo de estimação sintética de matriz OD que se baseia em contagens volumétricas do tráfego, implementado no QueensOD. Inicialmente, foi definida uma área de estudo de caso, representativa de toda a região controlada pelo CTAFOR, na qual esse modelo foi aplicado com a finalidade de obter uma maior compreensão e experiência na sua utilização. Após a definição da área de estudo, foi realizada a etapa de calibração do modelo de estimação quanto aos critérios de erro utilizados para calcular as diferenças entre as demandas estimadas e observadas e os fluxos de tráfego estimados e observados. Essa etapa foi seguida de uma análise de sensibilidade dos resultados de estimação frente à variação da qualidade dos dados de entrada (matriz OD semente e fluxos de tráfego) e uma análise da variabilidade da demanda. Como principais conclusões, têm-se que as informações fornecidas pelo controle de tráfego em tempo real realizado pelo CTAFOR sozinhas não são suficientes e dependem do fornecimento de uma matriz OD semente com qualidade para a obtenção de resultados satisfatórios de estimação, e que, caso se deseje estimar matrizes para diferentes períodos do dia, deve-se obter matrizes OD amostrais diretamente em campo para o respectivo horário, visto que a utilização de uma matriz OD semente pré-define a estrutura da matriz OD a ser estimada.
Abstract: Since 2000, Fortaleza has a modern urban traffic control system (CTAFOR) that, although efficiently reaching its operational objectives in controlling the urban traffic, does not solve all the congestion problems on the network. One way of improving the performance of such a system would be to gather precise information about the travel behavior within the area under control, allowing real time actions and characterizing CTAFOR as a real Intelligent Transportation System (ITS). In such a context, the main objective of this research was to estimate motorized person trips patterns in an area within a region under control of Fortaleza’s UTC system, using a synthetic OD matrix estimation model which is based in traffic flow volumes, running on QueensOD software. As a first step, it was defined the area for the case study, that would be representative of the whole region controlled by CTAFOR, in which this model was applied with the objective of gaining a better understanding and experience in its use. After defining the study area, it was developed the step of calibrating the estimation model regarding the error criteria used to calculate the differences between estimated and observed trip demands, as well as estimated and observed traffic flows. This step was followed by a sensitivity analysis on the estimation results due to the variation in the quality of the input data (OD seed matrix and traffic volumes) and an analysis of the variability of the demand. As the main conclusions, it can be pointed out that the information provided by CTAFOR alone are not enough to estimate good quality OD matrices, requiring good OD seed matrices. Therefore, if one wants to estimate matrices for different periods of the day, it is necessary to collect sample OD matrices directly in the field for each time period, since the use of a seed OD matrix predefines the structure of the OD matrix to be estimated.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4891
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