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Tipo: TCC
Título: Um estudo de caso de química forense: despertando a sagacidade ao aprendizado de química.
Título em inglês: A Case Study of Forensic Chemistry: Awakening Wit to Chemistry Learning.
Autor(es): Costa, Rouse da Silva
Orientador: Silva, Vitor Paulo de Andrade da
Palavras-chave: Ensino;Contextualização.;Experimentação;Estudo de caso;Química Forense.
Data do documento: 2016
Citação: COSTA, Rouse da Silva. Um estudo de caso de química forense: despertando a sagacidade ao aprendizado de química. 2016. 48 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: A contextualização e a experimentação, bem como a utilização de estudos de casos, são recursos didáticos que permitem ao aprendiz associar os conteúdos abordados em sala de aula de maneira significativa. Dessa forma, foi estruturado um estudo de caso envolvendo Química Forense para ser utilizado durante uma atividade prática. Desenvolveu-se uma história fictícia onde foi simulada uma fraude na assinatura de um documento. A tinta da caneta utilizada na assinatura do documento foi analisada utilizando a técnica de Cromatografia em Papel. Quatro canetas azuis de diferentes marcas foram analisadas para que pudessem ser comparadas com o resultado da análise da assinatura do documento. A fim de identificar qual caneta foi utilizada na assinatura do documento e o seu respectivo dono, desvendando assim quem foi o responsável pela assinatura fraudada. Além da análise de tinta utilizando Cromatografia em Papel, outras práticas envolvendo Química Forense também foram sugeridas como: análise de digitais, análise de DNA e análise do teor de álcool na gasolina. Utilizando essas práticas sugeridas podem ser desenvolvidos diversos estudos de caso. Experimentação, estudo de caso, Química Forense e contextualização utilizados de maneira adequada tornam o aprendizado bastante atraente, motivando os alunos a absorverem os conteúdos de maneira efetiva, ou seja, promovendo a aprendizagem significativa.
Abstract: The contextualization and experimentation, as well as use of case studies are educational resources that allow the learner to associate the content discussed in classroom of in significant way. That way a case study is structured involving Forensic Chemistry to be used for a practical activity. It was developed a fictional story which was simulated a fraud in signing a document. The ink pen used for the signature on the document was analyzed using Chromatography technique on Paper. Four blue pens of different brands were analyzed for that could be compared the result from the document signature analysis. In order to identify which pen was used in the signature on the document and its respective owner, thus uncovering who was responsible for signing rigged. The ink analysis was performed by Paper Chromatography, other practices involving Forensic Chemistry have also been suggested, such as digital analysis, DNA analysis and analysis of the content of alcohol in gasoline. Using these suggested practices can be developed several case studies. Experimentation, case study, Forensic Chemistry and contextualization used appropriately make learning very attractive, motivating students to absorb effectively content, ie, promoting meaningful learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49017
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