Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49030
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação ontológica entre trabalho e educação: um estudo à luz da Teoria Marxiano/Lukacsiana
Título em inglês: The ontological relationship between labor and education: a study in the light of Marxian/Lukacsian Theory
Autor(es): Chaves, Sabrine Maria Martins
Freres, Helena de Araújo
Palavras-chave: Trabalho e educação;Ser social;Sociedade de classes;Ontologia marxiana
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: CHAVES, Sabrine Maria Martins; FRERES, Helena de Araújo. A relação ontológica entre trabalho e educação: um estudo à luz da teoria marxiano/lukacsiana. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 71-86, maio 2019.
Resumo: O presente artigo discute a relação ontológica entre trabalho e educação, evidenciando o caráter onto-primário do trabalho no processo de constituição do ser social e, outrossim, a função importante que a educação cumpre no processo de complexificação social desse novo ser, fundado pelo trabalho. O artigo aborda ainda a natureza que o trabalho e a educação assumem no interior da sociedade de classes. Assim sendo, o artigo organiza se em quatro momentos: no primeiro, discute-se sobre o trabalho como categoria fundante do ser social; no segundo, a função social da educação; no terceiro, o caráter alienado do trabalho; no quarto, por fim, os desdobramentos da alienação do trabalho sobre o complexo da educação.
Abstract: This article discusses the ontological relationship between labor and education, evidencing the ontological priority character from the labor in process to constitution of the social being and, likewise, the important function that education fulfills in the process of social complexification of this new being, founded by labor. The article also addresses the nature that labor and education take on within the class society. Therefore, the article is organized in four moments: in the first, it discusses labor as a fundamental category of social being; in the second, the social function of education; in the third, the alienated character of the labor; in the fourth, finally, the unfolding of the alienation of labor in the educational complex.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49030
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_smmchaveshafreres.pdf192,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.