Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49035
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Narrativas de empoderamento no grupo cearense Samba Delas e o olhar da mídia sobre as sambistas
Autor(es): Miranda, Maria Isabella Sousa
Freitas, Thais Jorge de
Palavras-chave: Brasil - Música;Brasil - Samba;Música - Samba
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Editora FI
Citação: MIRANDA, Maria Isabella Sousa; FREITAS, Thais Jorge de. Narrativas de empoderamento no grupo cearense Samba Delas e o olhar da mídia sobre as sambistas. In: PARODE, Fabio Pezzi; JERÔNIMO, Francisco Rafael Mesquita; ZAPATA, Maximiliano Oscar (orgs). Semiótica da diversidade: devires minoritários e linhas de fuga. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. p. 123-136.
Resumo: No dia 24 de novembro de 2018, mulheres sambistas foram às ruas de várias cidades do Brasil para o I Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, em homenagem à cantora e compositora Beth Carvalho, falecida em 2019. Com a meta de estimular a presença e a proximidade das mulheres no gênero musical, a primeira edição ocorreu em dez capitais do País e em La Plata, na Argentina. Na capital cearense, a roda se formou no Largo da Mocinha, na Praia de Iracema, um local conhecido por receber bambas do samba da cidade. No entanto, mesmo com a Dona Mocinha, dona do bar que deu nome ao local, não havia na cidade uma tradição de colocar compositoras e instrumentistas no centro da roda, lugar ocupado quase que exclusivamente por homens.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49035
ISBN: 978-85-5696-692-6
Aparece nas coleções:PPGCOM - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_mismiranda (2).pdf390,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.