Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49046
Title in Portuguese: A importância de contextualizar a reciclagem de lixo no ensino de química
Title: The importance of contextualizing waste recycling in chemistry education
Author: Matias, Renata Ferreira
Advisor(s): Ferreira, Daniele Alves
Keywords: reciclagem
lixo
educação ambiental
Ensino de Química.
Issue Date: 2015
Citation: MATIAS, Renata Ferreira. A importância de contextualizar a reciclagem de lixo no ensino de química. 2015. 33 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Portuguese: Este trabalho se constitui em um estudo para verificar a conscientização da importância de contextualizar a reciclagem de lixo no ensino de química em uma Escola Pública Estadual de Fortaleza, Ceará. E tem como principal objetivo verificar se existem conhecimento e conscientização de estudantes sobre a importância de manuseio e gerenciamento correto do lixo produzido pelos mesmos, não só na escola como em qualquer lugar que estes se encontrem, a fim de levar essa educação ambiental articulada com o ensino de química a torna-se uma prática cotidiana. Outro objetivo é verificar se a escola vem orientando seus alunos de forma que venham a ser adultos civilizados e sem restrições preconceituosas quando se tratar de cuidar do seu próprio lixo e do meio ambiente em que vivem. Para que esse estudo e trabalho fossem realizados foi necessária a elaboração de um questionário com perguntas acerca das práticas discentes correlacionando a importância e conscientização da reciclagem e manuseio do lixo no cotidiano, além de observações e perguntas feitas no momento de visita na escola em estudo, evidenciando a necessidade de um trabalho como este nas localidades em que se encontra localizada a escola em pesquisa, para um projeto mais eficaz futuramente com base na educação ambiental até mesmo para uma sustentabilidade do meio ambiente. Contudo busca-se com esses objetivos verificar a importância de promover e desenvolver ações pedagógicas na escola com abordagem de temas ambientais mais precisas articuladas com o ensino de química para demonstrar o quanto é prioritário correlacionar este tipo de educação no dia a dia, a partir dos resultados encontrados, pode-se a própria escola ou mesmo seus professores se mobilizarem para solucionar possíveis problemas ambientais em volta da mesma, com o sentido de envolver práticas educativas ambientais na comunidade escolar e deixar aflorar os valores, atitudes, conceitos e ações para construção de uma melhor qualidade de vida.
Abstract: This work constitutes a study to establish awareness of the importance of contextualizing the recycling of waste in chemistry teaching in a State Public School of Fortaleza, Ceará. And the main objective check for knowledge and awareness of students about the importance of correct handling and management of waste produced by them, not only at school and anywhere they may be, in order to take this articulated environmental education with the chemistry teaching to become an everyday practice. Another objective is to check if the school has been guiding their students so that they will be civilized adults without preconceived restrictions when it comes to taking care of its own waste and the environment in which they live. For this study and work were carried out was necessary to draw up a questionnaire with questions about the practices students correlating the importance and awareness of recycling and waste handling in everyday life, in addition to observations and questions asked at the time to visit the school in study highlighting the need for a job like this in the localities in which it is located school in search for a more effective design future based on environmental education even for environmental sustainability. However search with these goals verify the importance of promoting and developing pedagogical actions at school approach with more precise environmental issues articulated with chemistry teaching to show how much priority is to correlate this type of education on a daily basis, from results found, it can be the school itself or even their teachers mobilize to address possible environmental problems around the same, in order to involve environmental education practices in the school community and let flourish the values, attitudes, concepts and actions for building a better quality of life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49046
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_rfmatias.pdf663,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.