Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4909
Title in Portuguese: Análise da aplicação de ferramentas de gestão na construção civil a partir do sistema de monitoramento de arranjos produtivos SIMAP
Author: Monteiro, José Márcio Feitosa
Albertin, Marcos Ronaldo
Bertini, Alexandre Araújo
Farias, Isadora
Keywords: Benchmarking
Cadeias produtivas
Construção civil
Issue Date: 12-Oct-2010
Publisher: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Citation: MONTEIRO, J. M. F. [et.al.]. Análise da aplicação de ferramentas de gestão na construção civil a partir do sistema de monitoramento de arranjos produtivos SIMAP. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010, São Carlos, Anais... São Carlos: ENEGEP, 2010. p. 01-11.
Abstract in Portuguese: A cadeia produtiva da construção civil, que representa 8,5% do PIB brasileiro, apresenta-se como uma das mais complexas do setor industrial, à media que envolve desde empresas de fabricação e venda de materiais de construção, passando pelass de ferramentaria e maquinário específico, até as de construção de edificações. O mapeamento, o monitoramento e a busca pela elevação do patamar de qualidade e eficiência nos sistemas de gestão das empresas de tal cadeia faz-se essencial para que o setor da construção possa dispor de indústrias cada vez mais providas de ferramentas que as auxiliem na gestão das inúmeras atividades que desenvolvem. Baseando-se no fato de que as empresas devem estar num processo contínuo de implantação de melhorias para atender às expectativas do consumidor e o aumento de sua eficiência, faz-se necessário que as várias organizações do setor da construção passem a realizar benchmarking para identificar métodos de melhoria de seus processos. A partir da observação desta demanda, o presente trabalho utiliza um sistema de benchmarking, onde as empresas do setor da construção podem se cadastrar e observar seu desempenho em relação às demais. O artigo analisa os resultados da aplicação deste sistema em empresas da construção civil que atuam na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, e propõe a ampliação desta aplicação para outras empresas do macro-setor da construção civil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4909
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_aabertine.pdf380,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.