Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49388
Type: Artigo de Periódico
Title: Mecanismos de publicidade para as editoras universitárias federais do Nordeste
Authors: Mesquita, João Vianney Campos de
Keywords: Editoras universitárias federais - Nordeste;Publicidade;Livros - distribuição
Issue Date: 1982
Publisher: Revista de Comunicação Social
Citation: MESQUITA, João Vianney Campos de. Mecanismos de publicidade para as editoras universitárias federais do Nordeste. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1/2, p. 137-150, jan./dez. 1982.
Abstract in Brazilian Portuguese: É um clichê bastante caduco o dizer-se que o maior problema do livro no Brasil é o da distribuição. Mais do que outros, os editores universitários da rede oficial sabem isso de sobejo e têm, na medida do possível, procurado minimizar os efeitos negativos das estratégias erradas de distribuição, que ainda persistem por diversas razões que Ihes são alheias. Entre estas inclui-se a dificuldade de fluxo da administração financeira das instituições do Governo, atreladas a uma máquina burocrática remanchona, por força do Decreto 200 e de outros diplomas legais, que até impedem o desenvolvimento de qualquer plano de ação, nesse como noutros campos. Distribuição é tema tão preeminente, entre os editores oficiais, que, em todos os encontros, congressos, seminários, colóquios e outros tipos de reuniões, dele se discute, sobre o assunto se debate amplamente, sem que, até agora, se tenha logrado êxito absoluto na determinação de uma estratégia de distribuição trabalhável, que atenda às necessidades do objetivo editorial da universidade brasileira, menos mercantilista do que de produtora de ciência, arte e tecnologia.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49388
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1982_art_jvcmesquita.pdf11,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.