Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49417
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Em busca da ética no consumo: proposta de Sistema de Gestão Ambiental para os mercadinhos do município de Limoeiro de Norte-CE
Autor(es): Fernandes, Veroneide Oliveira
Lima, Anna Erika Ferreira
Palavras-chave: Gestão ambiental;Plásticos - Indústria e comércio;Poluição ambiental;Ética ambiental
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: FERNANDES, Veroneide Oliveira; LIMA, Anna Erika Ferreira. Em busca da ética no consumo: proposta de Sistema de Gestão Ambiental para os mercadinhos do município de Limoeiro de Norte-CE. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 413-426.
Resumo: A Revolução Industrial é considerada um marco para os problemas ambientais, pois a substituição dos produtos artesanais pelo modelo de produção fordista ocasionou a exploração abusiva de matérias-primas, que, além de provocar a escassez dos recursos naturais, causa a crescente geração de resíduos sólidos. Com o crescimento populacional, a problemática da geração de lixo se torna ainda maior, principalmente devido às alterações no padrão de vida, que ao serem impulsionadas pelo capitalismo contribuem para o fortalecimento de uma sociedade cada vez mais consumista. Nesse contexto, as sacolas plásticas usadas com o objetivo de facilitar a satisfação da rotina produtiva imposta pelo paradigma de crescimento dominante, constituem um grande desafio a ser enfrentado para o alcance da sustentabilidade. Assim sendo, para que ocorra a redução dos impactos socioambientais causados pela sociedade do consumo é preciso, indiscutivelmente, abandonar a ética antropocêntrica enraizada desde o século XVI e adotar a chamada ética ambiental. Algumas medidas públicas e privadas já estão sendo promovidas no intuito de reduzir a utilização e a procura pelas sacolas plásticas. A iniciativa privada passou a investir na disseminação de sacolas reutilizáveis ou retornáveis, tanto para melhorar o seu desempenho ambiental, como para promover sua imagem perante os consumidores conscientes. No que se refere ao poder público, alguns países e cidades brasileiras criaram leis restringindo o uso de sacolas plásticas nos supermercados, mercadinhos, mercantis e mercearias de seus domínios. Desse modo, o presente trabalho dedica-se à apresentação de uma proposta voltada para a urgente necessidade de atenuar os efeitos adversos provenientes da utilização indiscriminada de sacolas plásticas. O Sistema de Gestão Ambiental - SGA proposto foi idealizado para os mercadinhos do município de Limoeiro do Norte, distante 200 km da capital cearense e inserido na microrregião do Baixo Jaguaribe, porém, pode ser adaptado a qualquer estabelecimento comercial que tenha a finalidade de restringir o uso de sacolas plásticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49417
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_vofernandesaeflima.pdf7,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.