Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49504
Tipo: Resumo
Título: As interfaces entre trabalhos doméstico e em domicílio no Recife oitocentistas
Autor(es): Lima, Tatiana Silva de
Ribard, Franck Pierre Gilbert
Palavras-chave: Fronteiras do trabalho;Recife no século XI;Trabalhos doméstico-domiciliar
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Tatiana Silva de; RIBARD, Franck Pierre Gilbert. As interfaces entre trabalhos doméstico e em domicílio no Recife oitocentistas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Nesta comunicação vamos observar como se configuravam as fronteiras entre trabalhos doméstico e domiciliar nos bairros centrais da capital da província de Pernambuco no oitocentos inscritas na dinâmica do comércio de abastecimento. Havia uma expressiva variedade de ligações entre unidade domiciliar e unidade de trabalho nas casas modestas e remediadas do centro urbano do Recife no século XIX; nas capitais do país a demanda pelo comércio de produtos e serviços era intensa e constituía uma das possibilidades de sobrevivência das famílias. Diante dessa configuração, cativas, libertas e livres pobres desempenhavam funções tanto nos “apartamentos para residência” para os seus moradores como na produção de gêneros para o comércio e na prestação de serviços ao público em geral. Esta separação não era clara na época. Havia uma fronteira muito tênue entre trabalho doméstico e serviço em domicílio nas casas mais modestas e remediadas. O núcleo urbano estava cheio dessas residências. Muitas das pessoas, mulheres e homens, que contavam com as trabalhadoras dos serviços pessoais eram negociantes. Elas eram representantes da elite, pequenas proprietárias e membros das camadas médias urbanas, e se dividiam entre donas de pequenos negócios como padarias, lojas de secos e molhados, de fazendas, de miudezas, de funileiro, de calçados, tabernas, depósitos de velas e de charutos, armazéns; donas de hotéis, casas de pasto, sítios nos arrabaldes, boticas, entre outros negócios e propriedades. Eram também professores, estudantes, funcionários públicos civis e militares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49504
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tslima.pdf48,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.