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dc.contributor.authorCosta, Alan Ricardo-
dc.contributor.authorSilva, Peterson Luiz Oliveira da-
dc.contributor.authorJacóbsen, Rafael Tatsch-
dc.date.accessioned2020-03-04T10:57:39Z-
dc.date.available2020-03-04T10:57:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCOSTA, Alan Ricardo; SILVA, Peterson Luiz Oliveira da; JACÓBSEN, Rafael Tatsch. Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 457-476, set./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50502-
dc.description.abstractThe main objective of this article is to discuss the contributions of the concept of “brain plasticity” in the Brazilian scientific advance, especially with regard to language teaching and learning. In order to do so, the specific objectives of the study are: (a) to discuss the concept of brain plasticity, in relation to the concepts of neural plasticity, neuronal plasticity and synaptic plasticity, based on the literature of the area; (b) to point out contributions of studies related to brain plasticity in different areas of knowledge, such as Education, Psychology and Neurosciences, but with a specific emphasis on the area of Applied Linguistics; and (c) present state-of-the-art research data from postgraduate programs - collected from research on CAPES Theses and Dissertations Bank - which include discussions on brain plasticity in the national context, with emphasis on publications produced in Postgraduate Programs (Master’s and Doctoral Degree) in Letters/Linguistics and their contributions to the process of teaching and learning languages.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.subjectPlasticidade cerebralpt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titlePlasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo maior do presente artigo é debater as contribuições do conceito de “plasticidade cerebral” no avanço científico brasileiro, sobretudo no que tange ao ensino e à aprendizagem de línguas. Para tanto, os objetivos específicos do trabalho são os seguintes: (a) debater o conceito de plasticidade cerebral, em relação aos conceitos de plasticidade neural, plasticidade neuronal e plasticidade sináptica, com base na literatura da área; (b) apontar contribuições dos estudos referentes à plasticidade cerebral em diferentes áreas do saber, como a Educação, a Psicologia e as Neurociências, mas com pontual ênfase na área da Linguística Aplicada; e (c) apresentar dados do estado da arte de pesquisas oriundas de Programas de Pós-Graduação – coletados a partir de buscas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES – que abarcam discussões referentes à plasticidade cerebral no contexto nacional, com ênfase dada às publicações produzidas em Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras/Linguística e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem de línguas.pt_BR
dc.title.enBrain plasticity: concept(s), contributions to scientific advancement and Brazilian studies in the area of Languagept_BR
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