Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5052
Título: Argamassas de revestimento produzidas com agregados reciclados de Fortaleza-CE, Brasil
Autor(es): Oliveira, Maria Elane Dias de
Cabral, Antonio Eduardo Bezerra
Palavras-chave: Argamassa
Agregados (Materias de construção)
Resíduos de construção e demolição
Data do documento: 2011
Editor: Revista Engenharia Civil Universidade Minho
Citação: OLIVEIRA, M. E. D. ; CABRAL, A. E. B. (2011)
Resumo: O objetivo deste artigo é avaliar o desempenho de argamassas de revestimento produzidas substituindo-se parcialmente o agregado miúdo natural pelo agregado miúdo reciclado de resíduos de construção e demolição (RCD). Para tanto, fez-se a caracterização dos agregados natural e reciclado, por meio de ensaios normalizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Posteriormente, desenvolveu-se 6 traços de argamassa, substituindo-se o agregado natural pelos agregados reciclados nos teores de 0%, 10%, 20%, 30%, 40% e 50%. Para cada traço produzido foi determinado o índice de consistência por meio do ensaio flow table, onde o espalhamento foi fixado em 260mm±10mm. A resistência à compressão foi determinada aos 14 e 28 dias e a resistência de aderência foi realizada aos 37 dias. Os resultados apontam que a substituição dos agregados naturais pelos agregados reciclados requer mais água para manter a mesma trabalhabilidade, entretanto melhora a resistência à compressão e a resistência de aderência ao substrato. A modelagem dos resultados aponta que o teor ótimo de substituição dos agregados naturais pelos reciclados encontra-se entre 30% e 40%.
Descrição: OLIVEIRA, M. E. D. ; CABRAL, A. E. B. Argamassas de revestimento produzidas com agregados reciclados de Fortaleza-CE, Brasil. Engenharia Civil UM, Braga, v. 41, n. 41, p. 21-34, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5052
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_aebcabral_argamassas.pdf279,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.