Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Rossana Maria de Castro-
dc.contributor.authorSouza, Maria de Fátima Costa de-
dc.date.accessioned2013-06-17T13:19:11Z-
dc.date.available2013-06-17T13:19:11Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSOUZA, M. F. C. Customização guiada: uma estratégia orientada a modelos para produção de objetos de aprendizagem. 2012. 256 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5054-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeleinformáticapt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.titleCustomização guiada: uma estratégia orientada a modelos para produção de objetos de aprendizagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.description.abstract-ptbrObjetos de Aprendizagem (OA) são recursos digitais utilizados tanto para auxiliar os professores em sala de aula na transmissão de conceitos como para facilitar a compreensão dos mesmos pelos alunos. No entanto, esses recursos possuem limitações que acabam por restringir os ganhos resultantes de sua utilização. Uma delas está relacionada a capacidade limitada de abertura desses recursos, fato que impede os professores, por si próprios, de adaptá-los às suas necessidades pedagógicas. Essa ideia de adaptação comunga com o desejo de compartilhamento e democratização de informação e conhecimento pregados pelo movimento dos recursos educacionais abertos (REA). No entanto, para efetuar as adaptações dentro da filosofia desse movimento, as estratégias existentes de abertura desses recursos requerem que os professores tenham acesso aos códigos fontes e conhecimento para realizar tais adaptações. Outro problema dos OA está relacionado aos processos de desenvolvimento empregados que não consideram a multidisciplinaridade das equipes que os produzem. No intuito de minimizar essas limitações, conceitos de Engenharia de Software são utilizados neste trabalho para propor uma estratégia de adaptação de recursos digitais, especificamente de OA, denominada de Customização Guiada. Essa estratégia tem por objetivo possibilitar a indicação, em tempo de projeto, dos elementos que podem ser manipulados pelos professores diretamente na interface dos recursos. Além disso, ao utilizar um processo de desenvolvimento de software orientado a modelos, que possui uma linguagem específica de domínio, a comunicação entre os membros da equipe é facilitada. Para implementar a estratégia proposta, uma ferramenta de autoria (CLO Studio) é desenvolvida e utilizada para avaliar tanto o desenvolvimento de um OA customizável (OAC), através da análise da manipulação do CLO Studio por uma equipe de desenvolvimento de OA, quanto a sua utilização, através da análise do uso desse tipo de recurso por professores. Os resultados mostram que o processo de desenvolvimento dos OAC tanto estimula a cooperação dos profissionais da equipe de desenvolvimento quanto facilita a comunicação entre eles. Além disso, a utilização desse tipo de recurso possibilita uma maior autonomia dos professores, abrindo novas oportunidades em suas práticas docentes.pt_BR
dc.title.enGuided customization: a model-driven strategy to the the production of learning objectspt_BR
Aparece nas coleções:DETE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tese_mfcsouza.pdf7,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.