Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5072
Título: Modelagem da resistência à compressão de concretos produzidos com agregados reciclados de rcd.
Autor(es): Cabral, Antonio Eduardo Bezerra
Schalch, Valdir
Dal Molin, Denise Carpena Coitinho
Ribeiro, José Luis Duarte
Palavras-chave: Resíduos de construção e demolição
Reaproveitamento
Agregados (Materiais de construção)
Modelagem
Data do documento: 2007
Editor: Revista Minerva - Pesquisa e Tecnologia
Citação: CABRAL, A. E. B. ; SCHALCH, V. ; DAL MOLIN, D. C. C. ; RIBEIRO, J. L. D. (2007)
Resumo: O depósito irregular dos resíduos de construção e demolição (RCD) é um problema que aflige as autoridades e atinge as populações não somente no Brasil, mas também em outros países do mundo. Aliado a isso, a demanda por matériaprima pela indústria da construção civil é crescente. A reciclagem dos RCDs aparece como uma solução para estes problemas. Com o intuito de modelar o comportamento do concreto confeccionado com agregados reciclados foi realizado um projeto experimental fracionado variando-se os teores dos três tipos de agregados reciclados testados (concreto, argamassa e cerâmica vermelha), uma vez que esses três constituintes representam mais de 70% de todo o RCD na maioria das cidades brasileiras. Além do tipo de agregado, também variou-se a relação água/cimento de 0,4 a 0,8. Fixou-se também o teor de água na pré-umidificação dos agregados reciclados, para que os mesmos não absorvessem a água de amassamento, modificando assim a relação água/cimento. O modelo apresentado aponta que os agregados graúdos reciclados influem negativamente de maneira mais incisiva sobre a resistência à compressão que os miúdos reciclados, embora se tenha observado que exclusivamente o agregado miúdo reciclado de cerâmica vermelha age de maneira positiva sobre a resistência à compressão.
Descrição: CABRAL, A. E. B. et al. Modelagem da resistência à compressão de concretos produzidos com agregados reciclados de RCD. Minerva, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 75-84, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5072
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_aebcabral.pdf470,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.