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Tipo: Tese
Título: O Instituto Regional FAIMER-BRASIL na formação de educadores das profissões da saúde
Autor(es): Maciel, Jacques Antonio Cavalcante
Orientador: Aguiar, Andréa Sílvia Walter de
Coorientador: Almeida, Maria Eneide Leitão de
Palavras-chave: Educação Interprofissional;Capacitação de Professores;Saúde;Educação Profissional em Saúde Pública
Data do documento: 16-Mar-2020
Citação: MACIEL, J. A. C. O Instituto Regional FAIMER-BRASIL na formação de educadores das profissões da saúde. 2020. 156 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Instituto Regional FAIMER-Brasil (FRI-BR) é uma estratégia de capacitação docente híbrida na área da saúde que estimula a cooperação favorecida por uma comunidade de práticas. A presente tese é constituída por três capítulos que tem como objetivo, respectivamente: 1 – verificar os resultados formativos do FRI-BR; 2 - conhecer a percepção dos participantes sobre a formação vivenciada no FRI-BR; 3 -identificar a relação entre a comunidade de práticas online com os processos de desenvolvimento docente dos participantes. No capítulo 1, foi realizada uma revisão integrativa da literatura a partir das evidências disponíveis sobre o FRI-BR utilizando pesquisas em bases de dados e literatura cinzenta. A amostra foi constituída de 10 estudos que demonstraram que as temáticas do FRI-BR de maior predomínio estão relacionadas às políticas de saúde do Sistema Único de Saúde, o que difere de outros países que não possuem cobertura universal de saúde e apontam para a necessidade de desenhos metodológicos de maior nível de evidência, com ênfase no acompanhamento longitudinal dos participantes do programa. No capítulo 2, foi realizada uma análise das percepções de participantes sobre o processo formativo por meio de uma entrevista semiestruturada por vídeo conferência realizada com 20 sujeitos (fellows e faculties). Foi realizada uma análise de conteúdo utilizando o software WebQDA. Os resultados demonstraram que o FRI-BRexerceuma influência positiva no desenvolvimento docente nos participantes, com ênfase na formação que diferencia os profissionais docentes e que os ressignifica como referência na área da educação das profissões da saúde. A descontinuidade dos momentos presenciais do programa no Brasil provoca a discussão de mecanismos de sustentabilidade e financiamento do FRI-BR. No Capítulo 3, foi realizada uma netnografia das comunicações realizadas na comunidade de práticas do FRI-BR (listserv) junto com entrevistas com os mesmos participantes do capítulo anterior sobre a comunidade e o processo de desenvolvimento docente. Foram analisados 577 e-mails de 2018 a 2019. Os dados foram analisados no modelo de Kirkpatrick que demonstrou que o desenvolvimento docente dos participantes se complementa nesse ambiente por meio do apoio emocional, o compartilhamento e a solicitação de informações e o diálogo interativo no ambiente virtual, assim como possibilidade de aplicação dos conhecimentos na realidade educacional do docente. Os processos de mudança no fazer profissional dos participantes partem da problematização das informações trocadas entre os membros na qualificação das propostas de inovação educacional.
Abstract: The FAIMER-Brasil Regional Institute (FRI-BR) is a hybrid teacher training strategy in the area of ​​health that encourages cooperation favored by a community of practices. The present thesis consists of three chapters that aim, respectively: 1 - to verify the formative results of FRI-BR; 2 - know the participants' perception about the training experienced at FRI-BR; 3 - identify the relationship between the community of online practices and the teacher development processes of the participants. In chapter 1, an integrative literature review was carried out based on the available evidence on the FRI-BR using searches in databases and gray literature. The sample consisted of 10 studies that demonstrated that the most prevalent FRI-BR themes are related to the health policies of the Unified Health System, which differs from other countries that do not have universal health coverage and point to the need for methodological designs with a higher level of evidence, with an emphasis on longitudinal monitoring of program participants. In chapter 2, an analysis of the participants' perceptions about the training process was carried out through a semi-structured video conference interview conducted with 20 subjects (fellows and faculties). A content analysis was performed using the WebQDA software. The results showed that FRI-BR has a positive influence on teacher development in the participants, with an emphasis on training that differentiates teaching professionals and that resignifies them as a reference in the area of ​​education for health professions. The discontinuity of the face-to-face moments of the program in Brazil provokes the discussion of FRI-BR's sustainability and financing mechanisms. In Chapter 3, a netnography of the communications carried out in the FRI-BR practice community (listserv) was carried out, together with interviews with the same participants from the previous chapter about the community and the teacher development process. 577 emails were analyzed from 2018 to 2019. The data were analyzed using the Kirkpatrick model that demonstrated that the teaching development of the participants is complemented in this environment through emotional support, information sharing and request and interactive dialogue in the environment virtual, as well as the possibility of applying knowledge in the educational reality of the teacher. The change processes in the participants' professional activities start from the problematization of the information exchanged between the members in the qualification of the educational innovation proposals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50950
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