Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5141
Título: Valoração Monetária de benefícios ambientais: o caso do turismo no litoral de Canavieiras-BA
Autor(es): Guimarães, Carla Regina Ferreira Freire
Casimiro Filho, Francisco
Guimarães Júnior, Gilberto de Souza
Data do documento: 2006
Editor: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 44
Citação: GUIMARÃES, C. R. F. F. ; CASIMIRO FILHO, F. ; GUIMARÃES JÚNIOR, G. S. (2006)
Resumo: Este artigo tem por objetivo estimar a função de demanda por turismo das praias no município de Canavieiras, Estado da Bahia, bem como o valor recreacional das mesmas, que permitirá fazer uma estimativa dos benefícios do turismo nessa área. A estimativa dos parâmetros da equação de demanda por turismo no município de Canavieiras foi realizada através da técnica da regressão linear múltipla. Para estimar os benefícios utilizou-se o método do custo de viagem. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa para coleta de dados compreendem o processo não probabilístico simples, ou seja, o critério de exaustão para amostragem. A pesquisa foi feita através de questionários aplicados aos turistas do município de Canavieiras, no período de 10 a 15 de fevereiro de 2004, que se encontravam nas praias. De cada família, apenas uma pessoa foi entrevistada, no total foram aplicados 163 questionários, sendo que apenas 140 apresentaram consistência para estimar a função de demanda. Os resultados empíricos mostraram que a quantidade de dias que os turistas permanecem na praia é positivamente relacionada com os custos de transporte por viagem e inversamente relacionada com os custos incorridos no local de recreação (custos de viagem). Integrando a curva de demanda estimada em relação aos custos de viagem, chegou-se a um excedente do consumidor de aproximadamente R$ 872,71 por dia por turista. Como a extensão do litoral é de 50 km, pode-se concluir que o valor do turismo de um quilômetro de praia é de R$ 17,45 por dia por turista. Pode-se concluir que as praias do litoral de Canavieiras são importante fonte de geração de benefícios ambientais para a sociedade brasileira e que por isso devem ser conservadas. Dessa forma, por se tratar de um recurso ambiental, e que possui características de bens públicos, devem ser fornecidas (conservadas) pelo poder público.
Descrição: GUIMARÃES, Carla Regina Ferreira Freire; CASIMIRO FILHO, Francisco; GUIMARÃES JÚNIOR, Gilberto de Souza. Valoração Monetária de benefícios ambientais: o caso do turismo no litoral de Canavieiras-BA. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44., Fortaleza, 2006. Anais...Brasília: SOBER, 2006. p.1-12
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5141
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_fcasimirofilho.pdf84,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.