Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51698
Tipo: Artigo de Evento
Título: Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil
Autor(es): Menezes, Thiago Araújo de
Lima, Érica Nobre
Rocha, Alane Siqueira
Palavras-chave: Expectativa de Vida;Método de Sullivan;Hipertensão
Data do documento: Abr-2019
Citação: MENEZES, T. A.; LIMA, E. N.; Rocha, A. S. Expectativa de vida livre de hipertensão nas populações de idosos do Ceará, Região Nordeste e Brasil. In: SIMPÓSIO DE ATUÁRIA, 6, 2019, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Curso de Ciências Atuariais/FEAAC/UFC, 2019.
Resumo: A hipertensão arterial, uma das principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e suas complicações são uma preocupação para saúde pública em todo o mundo. No Brasil, o envelhecimento populacional, o aumento do número de idosos e da longevidade, o maior tempo médio de vida dos indivíduos contribuem para um cenário de ampliação da prevalência de DCNT, próprias das alterações fisiológicas do envelhecimento. Diante desse cenário, o objetivo foi analisar a expectativa de vida livre de hipertensão na população idosa do Ceará, comparando com a Região Nordeste e o Brasil. Esta pesquisa foi descritiva e quantitativa, utilizou-se do método de Sullivan para estimar a expectativa de vida livre de hipertensão. Referida abordagem permite desagregar a expectativa de vida dos indivíduos das localidades em análise, em expectativa de vida com e sem hipertensão. Os dados foram obtidos do módulo suplementar de saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2008. Os resultados indicaram que apesar de apresentarem maior expectativa de vida, espera-se que as mulheres idosas do Ceará, Região Nordeste e Brasil vivam uma menor parcela de suas vidas livres da hipertensão, em relação aos homens idosos. Evidenciou-se que os idosos do Ceará passam uma maior parcela de suas vidas livres de hipertensão, em relação à Região Nordeste e Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51698
Aparece nas coleções:FEAAC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_tamenezes.pdf607,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.