Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51814
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aproximações entre ciência e gênero na constituição de representações do feminino na modernidade
Autor(es): Barreto, Polliana de Luna Nunes
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Ciência e Gênero;Representações do Feminino;Educação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: BARRETO, Polliana de Luna Nunes; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Aproximações entre ciência e gênero na constituição de representações do feminino na modernidade. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 520-532. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumo: Elaborar reflexões acerca da construção do feminino, sua apropriação, representação e práticas sociais se faz necessária aos estudos em Educação. Partimos das análises de estudiosos da temática de Gênero, da História de Mulheres e da Família para apresentar um quadro do debate acerca das representações do feminino na sociedade numa perspectiva histórica, considerando o advento da Modernidade. A discussão se ancora nos debates propostos no campo da História Cultural e da Psicanálise, para tanto nos valemos de aporte bibliográfico com fins de aprofundar o debate de gênero. A concepção de mundo patriarcal que pauta o comportamento de mulheres e homens reserva ao feminino o papel mais “edificante”, que é o da reprodução, da boa mãe, da esposa dedicada, da mulher sensível, da educadora comprometida. Essa construção cultural colocou a mulher ou próxima da figura devotada e de santidade similar à Virgem Maria, ou em seu extremo oposto, da mulher inconsequente e rebelde como a Eva, caracterizada pela tradição judaico-cristã.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51814
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_plnbarreto.pdf330,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.