Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51840
Tipo: Artigo de Evento
Título: O feminino no espaço público: protagonismo e transcedência
Autor(es): Domingos, Suzany de Freitas
Barreto, Polliana de Luna Nunes
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Biografia;Política;Mulheres
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: DOMINGOS, de Freitas; BARRETO, Polliana de Luna Nunes ; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. O feminino no espaço público: protagonismo e transcedência. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 626-636. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumo: No presente trabalho temos como objetivo explorar a temática do protagonismo feminino na política local da cidade de Icó-CE, na segunda metade do século XX, período compreendido entre 1946 e 2000, tendo como foco as mulheres que tiveram candidaturas inscritas para o legislativo municipal nesse período. Nesse sentido, partimos para algumas questões: Quantas foram efetivadas eleitas para o cargo legislativo? Como e de que forma exerceram mandato promovendo que tipo de impacto na sociedade icoense? Usaremos os dados dos sites TSE e TRE e fontes orais para explorar essas problemáticas e para pensar política local. Partimos do pressuposto que não há uma estratégia para inclusão no feminino na esfera pública, e que há resistências quanto ao acesso das mulheres no espaço público em particular na vida política, iremos discorrer acerca dessa realidade tendo como pano de fundo a figura de Creuza Dias, vereadora icoense entre 1992 e 1996
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51840
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_fdomingos.pdf318,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.