Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoêlho, Jackson Dantas-
dc.contributor.authorPinheiro, José César Vieira-
dc.date.accessioned2013-07-02T17:38:10Z-
dc.date.available2013-07-02T17:38:10Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationCOELHO, Jackson Dantas; PINHEIRO, José César Vieira. Análise das formas de governança dos feirantes que atuam nas feiras livres de Cascavel e de Ocara, no Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 47., PORTO ALEGRE - RS, 2009. Anais...Brasília: SOBER, 17p, 2009.pt_BR
dc.identifier.issn0103-2003-
dc.identifier.issn1806-9479-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5193-
dc.description.abstractAnalyse the factors that influence the governance forms of the merchants of Cascavel and Ocara, in Ceará: type of sold product, decisive when doesn’t have great variety; proximity from big supplier centers, that could influence the choice between to produce or to buy for resell; existence of conditions of weather and land for agricultural products, which are adverses in the analysed cities, making more lucrative the acquisition in other places; middlemen’s existence that interfere with the transactions, that depends of the diversification grade of the commerce in the analysed city; the merchant’s socioeconomic condition, which could reduce the interference in the acquisition of the merchant and could influence the formality grade of the transaction with the supplier; and the conditions that the merchant could buy his merchandise for reselling, if he’s not a producer, because they could influence the margins applied on the sold products. Describes how the merchants make buying and selling merchandises in these cities, also verifying the destiny of the products that weren’t sold, the percentual of sells realized with paying after sold the merchandise and the average margin of profits obtained in the selling.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 47pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeira livrept_BR
dc.subjectForma de governançapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.titleAnálise das formas de governança dos feirantes que atuam nas feiras livres de Cascavel e de Ocara, no Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisa os fatores que influenciam a forma de governança dos feirantes de Cascavel e Ocara, no Ceará: tipo de produto vendido, decisivo quando não se tem grande variedade; proximidade de grandes centros de abastecimento, que pode influenciar na escolha entre produzir ou comprar para revender; existência de condições edafo-climáticas para cultivo de produtos agropecuários, que são desfavoráveis nos municípios analisados, tornando mais vantajosa a aquisição de produtos de outros lugares; existência de firmas ou intermediários que intervenham nas transações, que vai depender do grau de diversificação do comércio do município analisado; nível de capitalização do feirante, que pode reduzir a intermediação na aquisição de mercadorias e influir no nível de formalidade da transação com o fornecedor; e as condições em que o feirante pode comprar sua mercadoria para revenda, caso não a produza, pois elas poderão influenciar nas margens aplicadas sobre os produtos vendidos. Descreve como os feirantes realizam a compra e a venda dos produtos comercializados nestes municípios, verificando também o destino dado aos produtos não vendidos, o percentual de vendas realizadas com pagamento posterior e a margem de lucro média obtida na venda.pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_eve_jdcoelho.pdf156,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.