Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52114
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A escola brasileira representada em duas obras ficcionais no final do Século XIX e início do Século XX
Título em inglês: The brazilian school represented in two fictions works in finally of Century XIX and start of Century XX
Autor(es): Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: Educação;Brasil - História;Brasil - Escolas;Casa de Pensão;Coletânea Os Bruzundangas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Linhas
Citação: ANDRADE, Francisco Ari. A escola brasileira representada em duas obras ficcionais no final do Século XIX e início do Século XX. Revista Linhas, Florianópolis (SC), v. 17, n. 35, p. 241-269, set./dez. 2016.
Resumo: A nossa experiência escolar passa por algumas “imagens literárias” presentes em narrativas de ficção produzidas na passagem do século XIX ao século XX. A educação, na história do Brasil, está representada em dois momentos: a primeira, a experiência escolar vivida por um personagem numa cidade rural do Maranhão e depois na capital da Corte, na segunda metade do século XIX. A segunda, uma sátira social apresentada numa crônica sobre as unidades de ensino na cidade do Rio de Janeiro, na primeira fase da nossa república. Para o desenvolvimento deste estudo foram usadas como opções de fontes duas obras da literatura nacional: o romance Casa de Pensão, do escritor maranhense Aluísio Azevedo (1857-1913), publicado na década de 1880 e a coletânea Os Bruzundangas, do escritor carioca Lima Barreto (1881-1922), publicada na década de 1920. Em qual direção caminhava a educação escolar brasileira no final do século XIX e início do século XX? Naquele contexto, o debate sobre o papel social da educação, partindo das matrizes do pensamento europeu e norte-americano, pulverizava o ideário intelectual brasileiro. A análise de tais textos permitiu a extração de representações sobre cada experiência escolar. A relevância deste estudo está em apresentar o lugar da escola, conforme as narrativas, no projeto de sociedade brasileira que se pretendia republicana.
Abstract: In the try of recovers a history pass of education scenery is put in relief literary images about the school in Brazil. The education in two moments verifieds in two fictions narratives. Education in the history of Brazil, is represented in two stages: The first contrast the experience in a school lived for a personage at rural city of Maranhão and letter in the capital of court, in the second mean of century XIX.The second, a social satire presented in chronicle about the units of education at Rio de Janeiro city, in the first period of our republic. For to development of this study, used as option of source two works of national literature: the romance Pension House (Casa de Pensão, in Portuguese) a romance written by Aluísio Azevedo (1857-1913), from the Brazilian state of Maranhão, and published in the 1880’s; and the compilation Bruzundangas (Os Bruzundangas, in Portuguese), a collection of books written by Lima Barreto (1881-1922), from Rio de Janeiro, and published in the 1920’s. What direction walked the school Brazilian education in finally of century XIX and start of century XX? That context, the debate about the social paper in education, starting of the European and north American headquarters, spraying the intellectual ideal Brazilian. The analyses of the texts allowed the extraction of representations about each school experiences. The relevance of this study it is in present the school place, according of each narrative, in the project of Brazilian society that project that republican.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52114
ISSN: 1984-7238
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_faandrade.pdf478,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.