Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52133
Tipo: TCC
Título: Modelagem de processos de TI: proposta de aplicação do COBIT 5 na include Jr.
Autor(es): Barbosa, Ednardo Fernandes
Orientador: Chaves, José Osvaldo Mesquita
Palavras-chave: Governança de TI;Empresa Júnior;COBIT (Information technology management standard)
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, Ednardo Fernandes. Modelagem de processos de TI: proposta de aplicação do COBIT 5 na include Jr. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.
Resumo: A perspectiva do estudo é a de demonstrar a importância da Governança de TI utilizando COBIT em uma empresa júnior de TI (Tecnologia da Informação) gerenciada por alunos dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da computação, Include Jr. O estudo se preocupa com o andamento dos processos do setor de TI que estão presentes em uma organização júnior de TI, pois de certa forma esses processos não estão passando por gerenciamento e avaliação de atingimento de metas, na qual contando com um bom gerenciamento de processos do setor de TI a empresa passa a contar com uma melhor comunicação entre o setor de TI e seu negócio, melhorando consequentemente a comunicação dos envolvidos e o andamento das atividades. Com isso, um estudo de caso se faz necessário, foram seguidos questionários do COBIT para tomar conhecimento de quais processos do COBIT devem ser aplicados futuramente no ambiente da Include Jr. Os resultados ressaltam a importância de trabalhar com certos processos do COBIT para melhorar o funcionamento interno da organização e satisfação dos clientes.
Abstract: The perspective of the study is to demonstrate the importance of IT Governance using COBIT in a junior IT company managed by students of Software Engineering and Computer Science, Include Jr. The study is concerned with the IT processes that are present in a junior IT organization, because in some ways these processes are not undergoing management and evaluation of achievement of goals, in which relying on a good management of IT processes the company now has better communication between the IT sector and your business, thereby improving the communication of those involved and the progress of activities. As a result, a case study is required, COBIT questionnaires were followed to learn which COBIT processes should be applied in the Include Jr environment in the future. The results underscore the importance of working with certain COBIT processes to improve the operation. internal organization and customer satisfaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52133
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_efbarbosa.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.