Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52419
Tipo: Guia
Título: Guia técnico de uso de kit teste rápido para Covid-19 por punção digital
Autor(es): Lima, Fabiane da Silva Severino
Albuquerque, Nila Larisse Silva de
Francelino, Eudiana Vale
Mascarenhas, Mylenne Borges Jácome
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus;Kit de Reagentes para Diagnóstico;Testes Imunológicos
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - UFC
Citação: LIMA, Fabiane da Silva Severino; ALBUQUERQUE, Nila Larisse Silva de; FRANCELINO, Eudiana Vale; MASCARENHAS, Mylenne Borges Jácome. Guia técnico de uso de kit teste rápido para COVID-19 por punção digital. Fortaleza: Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, 2020.
Resumo: A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), convencionalmente chamado de novo coronavírus. Possui período médio de incubação de 5,5 dias e aparecimento de sintomas em até 11 dias em 97,5% das pessoas infectadas. A pandemia da COVID-19 já trouxe consequências devastadoras para a humanidade. Além do número de pessoas mortas pela doença, os impactos econômicos e sociais ainda são incalculáveis. A velocidade de propagação do vírus, a existência ao longo da fonte de infecção e dificuldade de bloqueio completo da transmissão em um grande contingente populacional suscetível torna razoável pensar na presença da doença por um longo período. O avanço sustentado de casos de COVID-19 no mundo tem sido acompanhado da formulação de planos para respostas rápidas à disseminação da doença. Nesses, estão incluídas ações de detecção precoce, isolamento, vigilância epidemiológica, medidas de prevenção e controle, bem como a avaliação de impactos sanitários. A identificação de casos da doença é fundamental para a adoção de terapias medicamentosas e isolamento de indivíduos, bem como de seus contatos recentes. Ademais, o diagnóstico faz-se necessário ao acompanhamento da evolução da doença, que irá determinar as respostas adequadas ao enfrentamento de cada fase da epidemia. Para tanto, a realização de testes deve ser ampla. Em contextos de disponibilidade limitada de testes, devem ser estabelecidos protocolos que indiquem grupos populacionais prioritários para a identificação da doença em sua fase ativa e de anticorpos indicativos de infecção anterior.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52419
ISBN: 978-65-00-04464-5
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
FFOE - Guia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_guia_fsslima.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.