Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52468
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ciladas da cultura e da diferença: sobre a discussão racial no Brasil
Título em inglês: Pitfalls of culture and difference: about the racial discussion in Brazil
Autor(es): Benevides, Pablo Severiano
Barreto, Diva Rodrigues Daltro
Lima, Aluísio Ferreira de
Palavras-chave: Cultura;Identidade;Afro-descendência;Psicologia Social
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Quaderns de Psicologia
Citação: BENEVIDES, Pablo Severiano; BARRETO, Diva Rodrigues Daltro; LIMA, Aluísio Ferreira de. Ciladas da cultura e da diferença: sobre a discussão racial no Brasil. Quaderns de Psicologia, Barcelona - Espanha, v. 17, n. 1, p. 7-18, 2015.
Resumo: Neste trabalho discutimos algumas armadilhas presentes em noções como cultura, identidade, diferença e raça. Para tanto, tomaremos aqui o conceito de cultura, tal como trazido por Felix Guattari & Suely Rolnik (1986), com o propósito de mostrar como por diversas vezes essa noção pretende fazer referência a uma estrutura de socialização coesa, harmônica, isenta de relações de poder e, portanto, abstraída e fetichizada a partir de signos e de experiências supostos como mais autênticos. Em articulação com esta problemática, trabalharemos com a noção de diferença tal como significada por Antônio Flávio Pierucci (1999/2000), apresentando sua argumentação de que a ênfase em demarcar as diferenças provém de um pensamento conservador-empirista. A apresentação das proposições dos autores acima mencionados permitirá a discussão da apropriação e uso do modelo da afrodescendência no Brasil, valendo-nos para tanto das contribuições de Bernadete Beserra (2011) que têm discutido a pertinência e perigos da persistência de um pensamento conservador e politicamente reacionário.
Abstract: Neste trabalho discutimos algumas armadilhas presentes em noções como cultura, identidade, diferença e raça. Para tanto, tomaremos aqui o conceito de cultura, tal como trazido por Felix Guattari & Suely Rolnik (1986), com o propósito de mostrar como por diversas vezes essa noção pretende fazer referência a uma estrutura de socialização coesa, harmônica, isenta de relações de poder e, portanto, abstraída e fetichizada a partir de signos e de experiências supostos como mais autênticos. Em articulação com esta problemática, trabalharemos com a noção de diferença tal como significada por Antônio Flávio Pierucci (1999/2000), apresentando sua argumentação de que a ênfase em demarcar as diferenças provém de um pensamento conservador-empirista. A apresentação das proposições dos autores acima mencionados permitirá a discussão da apropriação e uso do modelo da afrodescendência no Brasil, valendo-nos para tanto das contribuições de Bernadete Beserra (2011) que têm discutido a pertinência e perigos da persistência de um pensamento conservador e politicamente reacionário.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52468
ISSN: 0211-33481
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_psbenevidesdrdbarreto.pdf204,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.