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Type: Artigo de Periódico
Title: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Authors: Griboski, Cláudia Maffini
Alves, Denise de Oliveira
Barbosa, Kátia Aparecida Marangon
Baptista, Claudio Roberto
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Almeida, Maria Amélia
Figueiredo, Rita Vieira de
Quadros, Ronice Müller de
Freitas, Soraia Napoleão
Dutra, Claudia Pereira
Osório, Antônio Carlos do Nascimento
Manzini, Eduardo José
Fleith, Denise de Souza
Keywords: Educação inclusiva;Prática discriminatória;Escola;Educação especial
Issue Date: 2008
Publisher: Inclusão: Revista de Educação Especial
Citation: GRIBOSKI, cláudia Maffini; ALVES, Denise de Oliveira; BARBOSA, Kátia Aparecida Marangon; BAPTISTA, Claudio Roberto; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ALMEIDA, Maria Amélia; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; QUADROS, Ronice Müller de; FREITAS, Soraia Napoleão; DUTRA, Claudia Pereira; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; MANZINI, Eduardo José; FLEITH, Denise de Souza. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), edição especial, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470
ISSN: 1808-8899
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