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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGriboski, Cláudia Maffini-
dc.contributor.authorAlves, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorBarbosa, Kátia Aparecida Marangon-
dc.contributor.authorBaptista, Claudio Roberto-
dc.contributor.authorMantoan, Maria Teresa Eglér-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Amélia-
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorQuadros, Ronice Müller de-
dc.contributor.authorFreitas, Soraia Napoleão-
dc.contributor.authorDutra, Claudia Pereira-
dc.contributor.authorOsório, Antônio Carlos do Nascimento-
dc.contributor.authorManzini, Eduardo José-
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souza-
dc.date.accessioned2020-06-19T19:27:54Z-
dc.date.available2020-06-19T19:27:54Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGRIBOSKI, cláudia Maffini; ALVES, Denise de Oliveira; BARBOSA, Kátia Aparecida Marangon; BAPTISTA, Claudio Roberto; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ALMEIDA, Maria Amélia; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; QUADROS, Ronice Müller de; FREITAS, Soraia Napoleão; DUTRA, Claudia Pereira; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; MANZINI, Eduardo José; FLEITH, Denise de Souza. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), edição especial, v. 4, n. 1, p. 7-17, jan./jun. 2008.pt_BR
dc.identifier.issn1808-8899-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52470-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInclusão: Revista de Educação Especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática discriminatóriapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titlePolítica Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. [...]pt_BR
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