Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52646
Type: Artigo de Periódico
Title: Estratégias enunciativas na releitura do modo de dizer jornalístico: o caso Estado de Minas
Authors: Barreto, Paulo Jefferson Pereira
Keywords: Semiótica discursiva;Textos sincréticos;Discurso jornalístico
Issue Date: 2018
Citation: BARRETO, Paulo Jefferson Pereira. Estratégias enunciativas na releitura do modo de dizer jornalístico: o caso Estado de Minas. Estudos Semióticos. v.14, n.3, dez. 2018. p. 44–53
Abstract in Brazilian Portuguese: Ao se pautar pela análise da capa de uma das edições do jornal Estado de Minas, este artigo pretende investigar os efeitos de sentido construídos pela releitura no modo de dizer jornalístico, comumente associado às primeiras páginas de jornais impressos. Trata-se de uma capa publicada em novembro de 2015 pelo referido jornal, cuja grande característica é a composição gráfica, radicalmente diferente do modelo tradicional de capas de jornais, e o jogo intertextual e discursivo estabelecido com a letra da canção Que país é esse? , da banda Legião Urbana. Assim, recorre-se ao aporte teórico-metodológico da semiótica discursiva, especialmente no tocante aos estudos sobre o sincretismo em textos verbo-visuais. Isso porque, ao que parece, a mobilização de determinadas estratégias enunciativas, associadas às mudanças na composição plástica de textos dessa natureza, podem criar simulacros pouco prováveis para o discurso jornalístico, forjando efeitos de literariedade, relações interdiscursivas e alusões intertextuais que reconfiguram o modo de dizer do enunciador jornal e a maneira como os conteúdos são apresentados ao enunciatário-leitor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52646
ISSN: 1980-4016
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_pjpbarreto.pdf630,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.