Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5268
Título: Análise da competitividade da floricultura no estado do Ceará
Autor(es): Oliveira Junior, José Nilo de
Khan, Ahmad Saeed
Silva, Lúcia Maria Ramos
Palavras-chave: Floricultura
Rentabilidade
Competitividade
Ceará
Data do documento: 2004
Editor: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, 42
Citação: OLIVEIRA JUNIOR, J. N.; KHAN, A. S.; SILVA, L. M. R. (2004)
Resumo: Objetivou-se analisar a produção de helicônias, principal flor produzida no Estado do Ceará, nos aspectos relacionados a custos, rentabilidade e competitividade entre os fruticultores. Foram realizadas, no período de outubro de 2002, coletas de dados primários por meio de entrevistas diretas com os produtores nos principais municípios do Estado Ceará, com base no cadastro da Secretaria de Agricultura Irrigada – SEAGRI. A determinação dos custos e rentabilidade utilizou-se a metodologia empregada por Martin, et al (1998) no Sistema Integrado de Custos Agropecuários – CUSTAGRI. Na para análise da competitividade utilizou-se os indicadores de eficiência como preço, custos e índice de lucratividade. Os principais resultados obtidos mostram que a produção de helicônia é uma atividade rentável, de custos relativamente baixos e com elevada rentabilidade.
Descrição: OLIVEIRA JUNIOR, José Nilo de; KHAN, Ahmad Saeed; SILVA, Lúcia Maria Ramos. Análise da competitividade da floricultura no estado do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 42, 2004, Cuiabá. Anais... Brasília-DF: SOBER, 2004. v. 1. p. 1-14
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5268
ISSN: 0103-2003
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_askhananalise.pdf167,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.