Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52690
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sexualidade, gênero e diversidade sexual nas políticas públicas educacionais
Autor(es): Medeiros, Jarles Lopes de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave: Gênero;Políticas Públicas Educacionais;Diversidade Sexual
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: MEDEIROS, Jarles Lopes de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. Sexualidade, gênero e diversidade sexual nas políticas públicas educacionais. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-653- 664.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: O trabalho discute o tema sexualidade e seus desdobramentos nas relações de gênero e na forma como se lida com as diversidades sexuais na escola. Para tanto, foi necessário realizar uma análise das políticas públicas destinadas a abordar a problemática no campo educacional. A partir do recurso metodológico bibliográfico e da análise documental, enfocou-se nos seguintes documentos: Os Temas Transversais (BRASIL, 1997a e 1997b), a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e o Kit de Materiais Educativos do Projeto Escola sem Homofobia. O objetivo é suscitar a reflexão em torno dos subsídios que tais documentos podem oferecer à prática docente. Evidenciou-se que tais políticas são insuficientes para abordar o aluno dotado de subjetividade e sexualidade que chega à escola. Dessa forma, surge a indagação: onde os professores poderão encontrar subsídios legais para lidarem com o tema? Professor esse que também é sujeito subjetivo e sexual, portanto possui concepções pessoais sobre o assunto
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52690
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jlmedeiros.pdf171,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.