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Tipo: Dissertação
Título: Diversidade cultural: as práticas pedagógicas de professoras da educação infantil do povo Pitaguary
Autor(es): Lima, Fabiana Mendonça
Orientador: Frota, Ana Maria Monte Coelho
Palavras-chave: Educação Infantil Indígena;Práticas Pedagógicas;Diversidade Cultural
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Fabiana Mendonça. Diversidade cultural: as práticas pedagógicas de professoras da educação infantil do povo Pitaguary. 2019. 141f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Esta pesquisa aborda a diversidade cultural na Educação Infantil, tendo como tema central a Educação Infantil Indígena e as práticas pedagógicas dos seus docentes. Investigamos o modo como as práticas pedagógicas das professoras das turmas de Creche (2 anos) e Infantil V (5 anos), da Escola Municipal Indígena Curumim estão relacionadas com as expressões da cultura a partir dos conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e memórias do povo Pitaguary. Desenvolvemos as atividades de investigação junto a duas professoras da Educação Infantil das turmas referidas, do Município de Maracanaú-CE. A abordagem é qualitativa, com estudo de caso de cunho etnográfico. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação, questionário e entrevista semiestruturada junto às professoras, sujeitos da pesquisa. O referencial teórico foi constituído dos escritos de Zabalza (1998) Abramowicz (2013), Franco (2015), Freire (1996, 2011), Oliveira-Formosinho (2007), Laraia (1986), Brougère (2010), Moreira e Tadeu (2013), dentre outros. A pesquisa de campo consistiu na realização de um questionário, com o objetivo de traçar o perfil dos sujeitos; observações das práticas pedagógicas das professoras, assim com da dinâmica geral da escola e de festividades da comunidade; e na aplicação de entrevistas com as docentes. Os dados coletados do diário de campo, dos questionários e das entrevistas foram analisados a partir de uma visão críticoreflexiva da educação (SARMENTO, 2011; FARIAS, 2010). Para finalizar, os resultados apontam alguns elementos: a necessidade de reflexão das questões indígenas, a partir de um olhar contextualizado; a percepção de uma cultura que se modifica, mas não esquece suas raízes; uma escola que reflete práticas pedagógicas na Educação Infantil, que se reinventam cotidianamente, apresentando limites e possibilidades na relação da cultura com essas práticas; e, ainda, o reconhecimento de uma cultura que tem muito a contribuir para quem estuda e convive com crianças, no contexto da Educação Infantil.
Abstract: This research addresses the cultural diversity in Early Childhood Education, having as its central theme the Indigenous Early Childhood Education and the pedagogical practices of its teachers. We investigate the way teachers' pedagogical practices Kindergarten (2 years) and Children's V (5 years), of Curumim Indigenous Municipal School are related to the expressions of culture from the knowledge, beliefs, values, worldviews and memories of the Pitaguary people. We carried out research activities with two preschool teachers mentioned classes, from the Municipality of Maracanaú-CE. The approach is qualitative, with an ethnographic case study. We used as research instruments the observation, questionnaire and semi-structured interview with the teachers, research subjects. The theoretical framework consisted of the writings of Zabalza (1998) Abramowicz (2013), Franco (2015), Freire (1996, (2011), Oliveira-Formosinho (2007), Laraia (1986), Brougère (2010), Moreira and Tadeu (2013), among others. The field research consisted in the accomplishment of a questionnaire, with the objective of tracing the subjects profile; observations of teachers' pedagogical practices, as well as the general dynamics of the school and community festivities; and in the application of interviews with the teachers. The data collected from the field diary, questionnaires and interviews were analyzed from a critical and reflective view of education (SARMENTO, 2011, FARIAS, 2010). Finally, the results point to some elements: the need for reflection on indigenous issues, from a contextualized look; the perception of a culture that changes but does not forget its roots; a school that reflects pedagogical practices in early childhood education that reinvent themselves daily, presenting limits and possibilities in the relationship of culture with these practices; and also the recognition of a culture that has much to contribute to those who study and live with children in the context of early childhood education
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52877
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