Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887
Title in Portuguese: Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos
Author: Penha, Gabriel Petter da
Albuquerque, Luiz Botelho
Keywords: Formação docente
Representação social
Cinema
Issue Date: 2020
Publisher: Realize eventos
Citation: PENHA, Gabriel Petter da; ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. Ensinar é missão? Reflexões acerca da representação social da profissão docente no filme tudo que aprendemos juntos. Dornelas In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Abstract in Portuguese: O presente artigo procura apreender a representação social da profissão docente no filme brasileiro Tudo que aprendemos juntos (2015), a fim de discutir uma notória contradição do magistério no nosso país: a valorização social do professor, não obstante a sistemática desvalorização da docência profissional. Partimos do pressuposto de que o cinema é uma arte de cunho industrial e um poderoso meio de comunicação de massa cujo discurso gera e difunde representações sociais, as quais, entre outros aspectos fundantes, influenciam na constituição da identidade docente. Em função da preponderância do discurso liberal nos debates contemporâneos acerca da educação, o exercício do magistério ganha novas atribuições, devendo, em última instância, dirimir os problemas sociais que contribuem para o fracasso escolar. Uma evidente descaracterização do magistério, que gera expectativas equivocadas a respeito da profissão, bem como do profissional professor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52887
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_gppenha.pdf138,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.