Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5301
Título: Aproveitamento de águas residuais provenientes de dessalinizadores instalados no estado do Ceará
Autor(es): Dubon, Jorge Anibal Mejia
Pinheiro, José César Vieira
Palavras-chave: Água salobra
Dessalinizador
Tilápia vermelha
Data do documento: 2001
Editor: Encuentro de las Aguas, 3
Citação: DUBON, J. A. M. ; PINHEIRO, J. C. V. (2001)
Resumo: Um dos maiores problemas do desempenho de dessalinizadores é o seu alto custo de operação e manutenção. Cerca de 30% dos 160 destes equipamentos distribuidos em pequenas comunidades com água salobra no Ceará encontram-se paralizados ou operando precariamente. Os usuários são muito pobres e dependem das prefeituras para consertar os dessalinizadores. Uma maneira de resolver o problema seria a criação de peixes utilizando o rejeito do processo de dessalinização que permitiria a geração de renda e empregos nestes locais. Este estudo mostra o comportamento da tilápia vermelha em água salobra, cujo teores de sais variaram entre 0 a 35.000 ppm. Os resultados indicaram que é perfeitamente possível a criação de tilápias com retornos econômicos em locais com água salinizada, desde que os peixes passem por um processo de adaptação, a partir de estações de distribuição especializadas.
Descrição: DUBON, Jorge Anibal Mejia; PINHEIRO, José César Vieira. Aproveitamento de Águas Residuais Provenientes de Dessalinizadores Instalados no Estado do Ceará. In: ENCUENTRO DE LAS AGUAS, 3., Santiago- Chile, 2001. - Santiago- Chile: IICA - (Diseño y Produción www.PLOTDESIGN.com), v. 3, p.1-10. 2001
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5301
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_eve_jcvpinheiroa.pdf50,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.